quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIAMANTINA – PM RECOLHE 80 GALOS QUE ERAM SUBMETIDOS A MAUS-TRATOS


No último sábado, 4, equipes do 4º Pelotão da 14ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário desencadearam uma operação em Diamantina para coibir maus-tratos contra animais e rinhas de galos. Durante patrulhamento, uma guarnição avistou diversos veículos em um sítio e decidiram verificar.

Fizeram levantamentos e apuraram que o local era ponto de briga de galos. Com um Mandado de Busca e Apreensão, entraram na propriedade, onde ocorria uma festa na casa principal. Na presença do proprietário do sítio – A.F.M.N. - e de várias pessoas, os policiais militares leram o documento e, depois, iniciaram uma busca.

MUTILADOS

Encontraram em um galpão 80 galos índios, aprisionados em espaços reduzidos com menos de um metro quadrado, contrariando a legislação vigente. As aves apresentavam mutilações, como depenagem de pernas e peitos, esporas cortadas, cristas seccionadas, olhos perfurados, cabeças feridas e bicos com pontas  cortadas. As lesões são características de rinhas.

Foram apreendidos, ainda, materiais utilizados na prática de rinhas - biqueiras e protetores de esporas -, medicamentos utilizados para tratar animais após a briga e três arenas. Estavam dentro do galpão adaptado com iluminação especial, onde ocorriam as rinhas, 

Um veterinário e professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM emitiu atestado ratificando as condições de maus-tratos das aves.  A UFVJM ficou como depositária fiel dos animais.

Como A.F.M.N. não quis acompanhar os trabalhos, foram acionadas testemunhas, que constam da ocorrência. Devido a recusa do proprietário, houve necessidade de romper  cadeados para se ter acesso às arenas. 

Por contrariar a Lei dos Crimes Ambientais - Lei Federal 9605/1998, A.F.M.N. recebeu voz de prisão em flagrante por maus-tratos   a animais. Ele foi conduzido para a delegacia de Diamantina, juntamente com os materiais aprendidos.

Por Alexandre França (PMMG), via Portal Aranãs

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger