quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UFVJM EM MINAS NOVAS: COMISSÃO PARTICIPA DE REUNIÃO NA UFJVM


 A comissão Pró-Instalação de Campus da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – em Minas Novas-MG, participou nesta segunda-feira (09/01/12), de reunião com professores da UFVJM, membros da comissão responsável pela elaboração do estudo técnico das cidades que almejam receber campus da Universidade e que servirá como base para a votação de qual cidade entrará no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional – da UFVJM.

Comitiva minasnovense na sede da UFVJM, em Diamantina
Estiveram presentes na reunião, além dos professores supra-citados, membros da comissão UFVJM em Minas Novas, Bernardo Vieira (Blog do Jequi), Ênio Almeida, Giovanni Camargos, Valdirene Guadalupe, Vereador Adalgísio Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal José Fávalo (Paulista), Sec. Cultura Leonardo Sena, além do Prefeito e Vice-Prefeito José Henrique e Adão Carlos, respectivamente.

Durante a reunião, foi apresentado aos professores da UFVJM o projeto elaborado pela comissão minasnovense que pleiteia campus da Universidade na cidade. No projeto, foi demonstrado as vantagens da cidade em ser sede do campus no Alto-Jequitinhonha, como localização geográfica, numero de estudantes com idade acadêmica (18 a 24 anos), sendo esta superior, inclusive, às demais cidades de Capelinha Itamarandiba, mesmo estas contando com população maior que a de Minas Novas, segundo dados do IBGE 2010.

Foram apresentadas, ainda, a enorme contribuição de Minas Novas para a história não só do Vale do Jequitinhonha, mas de Minas Gerais e Brasil. Minas Novas seja talvez a única cidade do ciclo do ouro que não possui uma universidade federal. Historicamente, cidades com tradição e cultura possuem universidades públicas, o que não ocorreu com Minas Novas.

No projeto, foi enaltecido as condições positivas em receber o campus, como três possibilidades de terreno próximo a cidade, todos a menos de dois quilômetros do centro da cidade.

Apresentação do Projeto "UFVJM em Minas Novas-MG"
Todas as cidades que pleiteiam campus da UFVJM, Minas Novas, Capelinha e Itamarandiba (Alto-Jequitinhonha), Itaobim e Araçuaí (Médio-Jequitinhonha) e Almenara, Pedra Azul e Jequitinhonha (Baixo-Jequitinhonha) terão que enviar um projeto até esta sexta-feira (13/01/2012), que será analisado pela comissão responsável.

Conforme esclarecido pela comissão, o projeto por eles elaborados servirá de base para a decisão do CONSU (Conselho Universitário) das três cidades que serão incluídas no PDI. Foi esclarecido, ainda, que a inclusão no PDI não é garantia de instalação de Campus nas cidades escolhidas. Cada cidade deverá, através da força política, pressionar posteriormente no MEC para que as cidades sejam contempladas com campus universitário.

A decisão final do CONSU sobre as cidades que deverão estar no PDI final sairá em fevereiro, provavelmente na primeira sexta feira de fevereiro ou após o carnaval. 

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Jaqueline Magna disse...

    Parabéns Bernardo e Comissão, Que bom, um Campus da UFVJM em Minas Novas já é possivel! O Vale Jequitinhonha merece ter em Minas Novas mais esta referência política- cultural. Estou torcendo para que este sonho se torne uma realidade. Eu e meus cinco filhos todos estudantes agradecemos o esforço dessa comissão! Valeu....

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger