quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CHAPADA DO NORTE: MUNICÍPIO CONSTRUIRÁ MODERNA CRECHE NO BAIRRO SÃO GERALDO


A Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, através de uma parceria com o Ministério da Educação - MEC construirá a nova Creche do município, no Bairro São Geraldo (Bica), na sede de Chapada do Norte.


O novo espaço terá capacidade para atender cerca de 120 crianças com idade de 0 a 06 anos de idade, com maior conforto e melhor qualidade nos serviços.

O Projeto possui orçamento no valor de R$ 619.078,87 (seiscentos e dezenove mil, setenta e oito reais e oitenta e sete centavos) para sua execução, que terá início ainda no primeiro bimestre de 2012.

Fonte: Blog do Tim

BR-367: TRECHO ENTRE MINAS NOVAS E VIRGEM DA LAPA ESTÁ INTRANSITÁVEL


Nos últimos dias, quem precisou passar pela BR-367 no trecho de Virgem da Lapa, Berilo, Chapada do Norte e Minas Novas exercitou seu espírito aventureiro.


O péssimo estado de conservação da estrada está colocando em risco a vida das pessoas que necessitam trafegar pela rodovia e colocando em situação de isolamento o município de Chapada do Norte-MG.


Ultimamente a BR 367 vem sendo noticiada em vários meios de comunicação e nós blogueiros da região estamos juntos nesta empreitada, mostrando para o mundo a situação de abandono e descaso que o Governo Federal vem tendo com o povo da região.

Fonte: Blog do Tim

GINÁSTICA PARA TODOS CHEGA A MAIS 20 MUNICÍPIOS. VALE É CONTEMPLADO


No Vale do Jequitinhonha, Leme do Prado e Ponto dos Volantes são contempladas.

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e a Federação Mineira de Ginástica (FMG) firmaram convênio nesta terça-feira (29) com 20 municípios para a implantação do projeto “Ginástica para Todos”. Com a assinatura dos convênios pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, e a presidente da FMG, Therezinha Ribeiro Bomfim, subiu para 139 o total de municípios beneficiados com a entrega de conjuntos com oito equipamentos de ginástica a serem instalados em praças públicas. O programa foi lançado em setembro, com a celebração de 119 convênios.

“O Projeto Ginástica para Todos foi concebido para incentivar a prática regular de atividade física e da convivência solidária, e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável pelas crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando o aumento da qualidade de vida dos mineiros de todas as idades”, explicou Braulio Braz.

“A Federação Mineira de Ginástica busca o fomento da prática da atividade física orientada e esses convênios são de fundamental importância para que possamos implantar o projeto em Minas Gerais”, completou a presidente da FMG, Therezinha Ribeiro Bomfim.

Assinaram convênio pessoalmente ou através de representantes legais os prefeitos de Alvinópolis, João Batista Mateus de Moraes; Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio Ribeiro; Ataléia, Geraldo Dias Amador; Carmo da Mata, Milton Salles Neto; Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo; Gonçalves, Luiz Rosa da Silva; Governador Valadares, Elisa Maria Costa;  Jampruca, Eduardo Sales Mariano; Leme do Prado, Wilmar Adão Barroso; Miraí, Sergio Luiz Resende; Muriaé, José Braz; Paraisópolis, Sérgio Wagner Bizarria; Pedrinópolis, Fausto Ferreira da Silva; Planura, João Gangini; Pompéu, Joaquim Campos Reis; Ponto dos Volantes, Cândido Ferraz Alves; Rio Piracicaba, Gentil Alves Costa; São Gonçalo do Pará, Ângelo José Roncalli de Freitas; São João do Manteninha, Fernando de Alencar Almeida; e São João Nepomuceno, Edmea Moreira Machado.

Ginástica para Todos

O programa foi lançado em setembro e tem o objetivo de criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público. A média é de cinco mil atendimentos por mês nas praças de esportes. O governo repassa aos municípios os equipamentos e uma placa que explica como utilizá-los. Às prefeituras cabe, em contrapartida, a contratação de profissionais para a orientação da prática esportiva.

O projeto é coordenado pela Federação Mineira de Ginástica (FMG). A Secretaria de Estado de Esportes e Juventude que faz o repasse dos equipamentos.

Via Agência Minas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MOVIMENTO UFVJM EM MINAS NOVAS: SOCIEDADE SE ORGANIZA EM PROL DO CAMPUS NA CIDADE


O Movimento em prol da instalação de campus da UFVJM em Minas Novas cresce a cada dia. Membros de todo seguimento da sociedade e lideranças políticas, além de prefeitos de cidades vizinhas aderiram ao movimento.

Diretor da Rádio Bom Sucesso "Lalado" e membros da Comissão UFVJM em Minas Novas

Após importante reunião com o Prefeito Municipal José Henrique Gomes Xavier, membros da comissão Pró-Instalação do Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, além da presença do Vereador Adalgísio Gonçalves e do Secretário de Educação Adelson Aparecido de Sousa, o prefeito José Henrique, em reunião na capital Belo Horizonte com demais prefeitos das cidades vizinhas, garantiu que os mesmos estão com Minas Novas na luta pela implantação de pólo na cidade.

Apresentadora do "Jornal do Dia" Cléa Rodrigues

Na última segunda-feira (28/11/2011) durante reunião ordinária na Câmara Municipal de Minas Novas, a população minasnovense lotou o plenário da Câmara reivindicando o apoio do Presidente José Maria Ferreira (Branco de Piu), bem como dos demais vereadores.

Os vereadores não só apoiaram a causa, bem como marcaram para o próximo sábado (03/12/2011), às 10:00 horas, reunião com lideranças políticas, bem como de toda população, a fim de debater a real possibilidade de implantação do campus em Minas Novas.

O movimento tem reunião marcada com o Secretário de Educação, bem como com diretores de escolas estaduais e municipais para o dia 05/12/2011, quando será discutido com os mesmos a implantação do campus, além da distribuição de tarefas para que cada escola possa contribuir da melhor maneira possível na causa.

Amanhã (30/11/2011), a rádio bom sucesso transmite entrevista com membros da Comissão Pró-Instalação do Campus da UFVJM em Minas, no Programa Jornal do Dia, com apresentação de Cléa Rodrigues.

A partir de agora, então, convidamos você a participar da mobilização social em prol da implantação do Campus Avançado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Minas Novas. Nossa cidade precisa e é merecedora de um Ensino Superior Gratuito e de Qualidade. 

A instalação da UFVJM no município irá proporcionar o conhecimento intelectual e científico da região, além de propiciar o desenvolvimento social, econômico e sustentável do Alto Jequitinhonha. Esta é uma luta de todos!

TRAGÉDIA: ACIDENTE ENTRE CAMINHÃO E MOTO MATA PROFESSORA EM CAPELINHA-MG


Um acidente envolvendo um caminhão e uma moto Bis deixou uma pessoa morta na tarde dessa terça-feira, 29/11/2011, em Capelinha-MG.

Foto: Facebook Jean Souza
O acidente aconteceu na rua Governador Valadares em frente ao Posto de Combustíveis Panorama. O acidente vitimou a professora Lucimar Cordeiro de Andrade, (vice-diretora da Escola Rosarinha Pimentinha) natural de Mendonça, município de Veredinha.

Segundo o motorista do caminhão relatou à polícia ele estava subindo sentido centro-bairro e ao virar para entrar na Avenida Geraldo Prisco ouviu um barulho, mas não soube informar detalhes. Testemunhas ouvidas no local disseram que só viram depois do acontecido e não deram muitas informações sobre o acidente.

A vítima Lucimar Cordeiro de Andrade teve traumatismo craniano e de tórax e deu entrada no hospital já sem vida. Após liberado foi levado para a Funerária São Geraldo. O sepultamento será em Veredinha. As aulas na escola onde trabalhava foram suspensas.

Fonte: Blog Capelinha MG (com alterações)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COPA ARANÃS: VILA NOVA E CAPIVARI FAZEM A GRANDE FINAL


O Capivari e o Vila Nova são os dois times finalistas da Copa Aranãs FM 2011. É a primeira vez que as duas equipes capelinhenses vão se enfrentar em uma final da competição. O Capivari conquistou a condição de finalista no sábado, dia 26, ao empatar em 0 a 0 com o Atalanta de Malacacheta, no Estádio Newton Ribeiro, em Capelinha.

O Capivari, de Capelinha, quer conquistar o tricampeonato do torneio
No primeiro jogo, as duas equipes haviam empatado em 2 a 2 e o Capivari tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O Capivari chega à sua quarta final da Copa, tendo conquistado o título em duas oportunidades. Já o Vila Nova conquistou a condição de finalista no domingo, dia 27, ao empatar em 0 a 0 com o Aranãs, no Estádio Newton Ribeiro, em Capelinha.

No primeiro jogo, as duas equipes haviam empatado em 3 a 3 e o Vila Nova tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O Vila Nova chega à sua primeira final da Copa. Detalhe interessante: mesmo eliminados, Aranãs e Atalanta de Malacacheta terminaram a Copa invictos. 

Equipe de Vila Nova
Na decisão da Copa Aranãs FM 2011, o Vila Nova tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e ser o mandante de campo na segunda partida contra o Capivari por ter marcado três gols na semifinal, enquanto o Capivari marcou dois gols. Os jogos da decisão estão marcados para os dias 04 e 11 de dezembro, porém o primeiro jogo também poderá ser no dia 03, sábado, às 8 da noite, em Capelinha.    


BALANÇO SEMIFINAL – 26 E 27/11

CAPIVARI 0 x 0 ATALANTA 
Trio: Robson, Mislaine e Célio Roberto (Timóteo e Ipatinga) 
Equipe: Cleuber, Nilton, Nísio, Tico, Nô, Lafaiete e Geralda 
Público Estimado: 1.800 torcedores
Melhor Jogador do Capivari: Dêga
Melhor Jogador do Atalanta: Sérgio Adriano
Cartões Amarelos: Robert e Júnio Ferreira (Capivari)
Tiagão (Atalanta)
VILA NOVA 0 X 0 ARANÃS 
Trio: Robson, Mislaine e Célio Roberto (Timóteo e Ipatinga)
Equipe: Cleuber, Nilton, Nísio, Tico, Nô, Lafaiete e Geralda
Público Estimado: 1.300 torcedores
Melhor Jogador do Vila Nova: Bruno
Melhor Jogador do Aranãs: Serjão
Cartões Amarelos: Wilson (goleiro), Zolinha, Serjão e Badu
(Vila Nova)
Adriano (Aranãs)

RESUMO DOS JOGOS DE IDA DA SEMIFINAL

Número de Jogos: 02  - Gols Marcados: 0  
Público Total Estimado: 3.100 torcedores  -  Média: 1.550 torcedores
Cartões Amarelos: 08  
Jogador Destaque da Rodada: Bruno (Vila Nova)

SALTO DA DIVISA/MG – POLÍCIA MILITAR RECOLHE TAMANDUÁ


Policiais militares da 15ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito foram acionados para recolherem um tamanduá na cidade de Salto da Divisa.


O animal foi encontrado no quintal de uma residência da cidade. O fato chamou a atenção da população, pois foi a primeira vez que no município acontece recolhimento de um mamífero desta espécie.

O animal foi encontrado pelo proprietário da residência que acionou imediatamente a Policia Militar de Meio Ambiente, que deslocou ao local e utilizando técnicas de segurança fez o recolhimento do animal e, posteriormente realizou a soltura em seu habitat natural.

domingo, 27 de novembro de 2011

FUTEBOL SOLIDÁRIO: SELEÇÃO DE MINAS NOVAS X SELEÇÃO DE TURMALINA, DIA 23/12. PARTICIPE


Amigos de Minas Novas realizam Natal Solidário dia 23/12/2011, a partir das 18:00 horas.

A juventude minasnovense se organizou e realizará no proximo dia 23/12/2011, às 18:00 horas o Futebol Solidário, entre a Seleção de Minas Novas x Seleção de Turmalina. O ingresso será a doação de 01 Kg de alimento não perecível, que atenderá famílias carentes de Minas Novas.


Logo após a partida, haverá show de pagode com a Banda Oz PaiGodeiros e amigos, mais DJ. Durante o show, para quem comprar o ingresso antecipado por R$15,00 reais terá direito a open bar (bebida liberada).

Participe desta campanha e marque um gol pela solidariedade.

Realização: Amigos de Minas Novas.

sábado, 26 de novembro de 2011

COPA ARANÃS: JOGOS DECISIVOS NESTE FINAL DE SEMANA DEFINEM A FINAL DA COPA


Capivari e Atalanta jogam sábado. Vila Nova e Aranãs jogam domingo.

A organização da Copa Aranãs FM 2011 definiu as datas e horários dos jogos decisivos do mata-mata da semifinal. Capivari e Atalanta de Malacacheta jogam neste sábado, dia 26/11/2011, às 20:00 horas, no Estádio Newton Ribeiro, em Capelinha. 

Troféus da Copa Aranãs FM. Foto: aranasfm.com.br
O Capivari joga pelo empate para garantir a vaga na final e o Atalanta precisa de uma vitória simples. 

Já Vila Nova e Aranãs jogam neste domingo, dia 27, às 19:00 horas, também no Estádio Newton Ribeiro, em Capelinha. 

O Vila Nova joga pelo empate para se classificar para a final e o Aranãs precisa de uma vitória simples. 


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BR-367: PONTE INACABADA HÁ CINCO ANOS É MOTIVO DE REVOLTA DE MORADORES


A estrutura tem 150 metros de extensão e 25 metros de largura. A obra custou, até agora, R$ 3 milhões e só não foi concluída pois alguns trechos da rodovia ainda não foram pavimentados.

Uma obra que diminuiria a viagem dos motoristas que passam pela BR-367, próximo a Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, vem testando a paciência de moradores da região. Uma ponte, que liga a rodovia às cidades de Chapada do Norte, Berilo, entre outras, está pronta há cinco anos e espera apenas a construção da cabeceira da pista para ser finalizada. Porém, a demora se dá pela queda de braço entre o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).


















A construção da estrutura começou em 2005 e foi finalizada em 2006 pelo DER que fez um convênio com o Dnit. A ponte tem 150 metros de extensão e 25 metros de largura, e a obra foi orçada em R$ 3 milhões. 

Segundo a assessoria do DER, o trabalho sob responsabilidade do órgão foi concluído e ficou faltando o encabeçamento da pista, que teria de ser feito pelo Dnit, pois o trecho é de responsabilidade federal. Para concluir as obras, alguns trechos da rodovia têm que ser pavimentados, pois hoje são de terra batida. Segundo o DER, um pedaço de sete quilômetros ainda falta receber asfalto para que o encabeçamento seja concluído. 

Enquanto isso não acontece, o DER afirma que faz a manutenção da pista, como limpeza, nivelamento e trabalhos para evitar alagamentos nas encostas de rios. 



















O Dnit informou, em nota, que a diretoria do órgão em Brasília está preparando uma licitação das obras que são necessárias para a conclusão da ponte e do restante da rodovia. A expectativa é de que saia no ano que vem. 

Motoristas pagam o pato

O jogo de empurra entre os órgãos prejudica os motoristas, que têm que passar pelo trecho. Morador de Mantena, na Região do Rio Doce, o servidor público Edson Silva passou pela BR-367, onde iria visitar uns amigos em Minas Novas. Ao passar pela estrutura abandonada, ele ficou impressionado. “Vimos a ponte e achamos um absurdo. É uma obra muito grande que está abandonada sem a cabeceira. Além disso, tem muita sujeira no local. É um desperdício de dinheiro”, afirma Edson Silva. 

Se a ponte estivesse pronta, iria ajudar muitos motoristas. “Essa rodovia sai em outra BR que corta do Nordeste ao Norte de Minas. Se estivesse pronta, ia ser uma mão na roda”, disse Edson. A opinião dele é compartilhada por um funcionário do DER de Capelinha, que não quis se identificar. “Quem está na região Guanhães, Turmalina, Minas Novas, e segue neste trecho é um caminho certo. Vai diminuir bastante a quilometragem”, conta o funcionário.

Fonte: João Henrique do Vale - Estado de Minas, via Movimento Muda Capelinha

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

UFVJM: MINAS NOVAS NA LUTA POR CAMPUS UNIVERSITÁRIO NA CIDADE

Minas Novas-MG, situada estrategicamente no Alto - Jequitinhonha, está na luta pela implantação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e precisa de você.
  
Contando com mais de 281 anos, Minas Novas-MG a “cidade-mãe”, conhecida assim por ser origem de 65 cidades que pertenciam ao município e se emanciparam ao longo dos anos, como Teófilo Otoni, Nanuque, Araçuaí, Salto da Divisa, Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, dentre outras, teve um dia histórico nesta quinta-feira (22/11/2011).

Foi realizado o 1º encontro da Comissão Pró-Instalação do Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, com a presença de diversas personalidades de Minas Novas-MG, como diretores de Escolas, Professores, membros da Associação Comercial, Hospital Badaró Júnior, Rádio Bom Sucesso, Banco Sicoob, lideranças políticas, dentre outros segmentos.

Foto: Sobradão, em Minas Novas
Durante a reunião, foi exposto aos presentes a possibilidade histórica da implantação de campus da UFVJM em Minas Novas-MG e, posteriormente, discutido entre os presentes ideias e propostas de todos.

A reunião foi muito positiva. Dela surgiu interessantes ideias e planos que servirão de base para a luta na implantação do campus em Minas Novas. Todos se mostraram engajados na luta.

Após, a comissão reuniu-se com o Prefeito Municipal, Sr. José Henrique Gomes Xavier, em 24/11/2011, onde foi apresentado ao mesmo as propostas da Comissão, bem como requerido o total apoio da prefeitura local nessa luta. O prefeito não só apoiou a iniciativa como se dispôs a mobilizar, juntamente com a Secretaria de Educação do Município, todas as escolas do município, agendando para o próximo dia 05/12/2011 reunião com todos os diretores de escolas do município.

A partir de agora, então, convidamos você a participar da mobilização social em prol da implantação do Campus Avançado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Minas Novas. Nossa cidade precisa e é merecedora de um Ensino Superior Gratuito e de Qualidade. A instalação da UFVJM no município irá proporcionar o conhecimento intelectual e científico da região, além de propiciar o desenvolvimento social, econômico e sustentável do Alto Jequitinhonha. Esta é uma luta de todos!

Por Bernardo Vieira - Blog do Jequi

ARTESANATO DO VALE: ARTE DE MINAS NOVAS EM TERRITÓRIO AMERICANO

Peça do artesão Minasnovense Amaury Ferreira é sucesso de venda no exterior e é sempre elogiada pela crítica especializada.


Retratando o cotidiano regional, suas carências, sabedoria e cultura popular, Amaury Ferreira, artista plástico, é um exemplo vivo e criativo da arte no barro que expressa a realidade de uma região com potencial, mas esquecida e distante dos investimentos públicos.

Amaury Aparecido Ferreira Silva 


“O Beijo”

Um dia, da janela de casa em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, o artista Amaury Aparecido Ferreira Silva observou casais de namorados se beijando. Inspirado por aquelas cenas, ele criou a peça O beijo, que parece estar em movimento.

Uma dessas peças conquistou admiradores no exterior, atravessou fronteiras, e hoje é uma das obras expostas no Museu Internacional do Folclore, em
Santa Fé, no estado norte-americano do Novo México.

Para o artista, que trabalha com artesanato há i6 anos, ter o Beijo exposto fora do Brasil representa a valorização da cultura brasileira.

Amaury prepara o lançamento de um documentário sobre as obras.
Peça: O Beijo
Material: Argila
Cidade: Minas Novas
Macrorregião: Norte
Dimensões: 65 cm x 17 cm x 25 cm
Capacidade de produção: 30 peças/mês
Contato: (33) 3764-1710
E-mali: amauryferreira3yahoo.com.br

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANGELÂNDIA: PLANTAÇÃO DE MACONHA É ENCONTRADA PELA POLÍCIA CIVIL


A Polícia Civil de Capelinha apreendeu na tarde dessa terça feira, (22/11/11) oitenta e cinco  pés de maconha na Comunidade conhecida como Grota Escura, no Município de Angelândia MG, Alto Jequitinhonha, que fica a 35 KM de Capelinha MG.
Foto meramente ilustrativa
O responsável pela plantação foi preso em flagrante em sua casa na Cidade de Angelândia, não reagindo a prisão.

Fonte: Blog Capelinha MG, via Porta Aranãs

PALMÓPOLIS: ACUSADOS DE FURTOS EM FAZENDA FORAM PRESOS


Um jovem foi preso e um adolescente apreendido pela Polícia Militar da cidade de Palmópolis - MG e recambiados por policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Eles são acusados de furtar objetos de uma fazenda no município de Itanhém.


Marcos Jorge da Silva e o menor arrobaram a sede da fazenda Monte Alegre, de Arlindo Sousa Neto, localizada no distrito de Santa Rita, no município de Itanhém.

Moto com placa de Teixeira de Freitas e que teria sido usado no furto em Itanhém
Eles fizeram uso de uma moto Falcon, placa JRW 8325, e furtaram microfones, relógios, receptores de antena parabólica, celular, perfume, R$ 350, sandália e até um aparelho auditivo. Todo o material foi recuperado e devolvido.

Por Edelvânio Pinheiro, do Site Teixeira News

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ITAOBIM: PM APREENDE PÁSSAROS, ESPINGARDA E TATU ABATIDO

A 15ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Transito apreendeu diversos materiais de caça, pássaros, um tatu abatido, uma arma de fogo, gaiolas e alçapões.


Durante patrulhamento de pesca próximo ao rio Jequitinhonha, os militares avistaram quatro cascos de tatu peba nos fundos de uma casa localizada na comunidade Pasmadinho. O dono da residência informou que a carne dos animais abatidos estaria em outro imóvel próximo.

No local foram encontrados um tatu peba abatido, uma espingarda tipo chumbeira, um bornal com material de caça, 19 pássaros (17 canários-da-terra e dois coleiros), 15 gaiolas e três alçapões. Os pássaros foram soltos em seu ambiente natural, os cascos e o animal abatido incinerados e as gaiolas e alçapões destruídos.

Fonte: PMMG

MOVIMENTO A UFVJM É NOSSA: SOU DO VALE E MEU NOME É UFVJM


O Movimento “A UFJVM É NOSSA!” repudia a proposta de alterar os nome da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, pois, ela se caracteriza por interesses arbitrários que desrespeitam duas regiões historicamente desprivilegiadas pelos governos nacionais. Desde os tempos de colonização portuguesa os Vales do Jequitinhonha e Mucurí jamais foram contemplados com políticas sociais que visassem o desenvolvimento regional, a criação dessa Instituição de Ensino Superior foi a única medida tomada em reparo às desigualdades oriundas de um processo desenvolvimentista caracterizado pela expropriação dos recursos naturais e mão de obra barata. 

Porém, de forma inesperada, o MEC anunciou sua expansão para o noroeste mineiro e, desde então, o reitorado vem traçando estratégias que ferem a proposta inicial, expressa no próprio estatuto que rege e regulamenta a instituição.

Na última segunda-feira (21-11-11) foi realizada uma conferência via Facebook, com a intenção de discutir a pauta na reunião extraordinária do conselho universitário da UFVJM, realizada no último dia 17 de novembro, em Diamantina, com intento de discutir os termos da realização do plebiscito, previsto para o dia 24 de novembro. Esse plebiscito visa consultar a comunidade acadêmica sobre uma possível alteração no nome da UFVJM. Segundo o deputado Reginaldo Lopes expôs no encontro realizado em Araçuaí, em 12 de novembro, essa alteração só poderá ser efetivada mediante a redação de um projeto de lei que deverá ser votado nas instâncias competentes. Por sua vez, esse medida acarretará a criação de uma nova Instituição de Ensino Superior e a extinção da atual Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Por isso, a realização desse plebiscito visa forjar argumentos para sustentar a criação desse projeto de lei.

Na conferência ficaram acertadas novas mobilizações, uma vez que as últimas notícias indicam que o reitorado tem pressa em levar à cabo seu plano de expropriar dos Vales mais essa “riqueza” que lhes é de direito. Foi proposta a realização de duas assembleias (Diamantina e Teófilo Otoni) com o intuito de criar um fato político em repúdio às pretensões elitistas do reitorado. Além disso, foram elencados alguns nomes de possíveis apoiadores de nossa causa.

A intenção é que essas pessoas possam capitanear as movimentações internas à comunidade acadêmica. Também serão realizadas articulações junto aos movimentos sociais, culturais e políticos dos Vales, no intento de arregimentar todo apoio possível. Inclusive, se se mostrar necessário, a intenção é fechar as BR's que dão acesso à região. Nesse momento faz-se urgente uma articulação entre os quatro vales para debatermos e determinamos o rumo de nossa luta. Pois as forças contrárias estão se preparando para levar adiante seus interesses.

Nossa prioridade é realizarmos o quanto antes as supramencionadas assembleias, por isso, solicitamos a todos do movimento “A UFVJM É NOSSA!” e simpatizantes com a causa que encaminhem propostas de articulação e estratégias para viabilizarmos as mesmas.

Ass: Movimento “A UFVJM É NOSSA!”
Eric Renan Ramalho - Graduando em Filosofia (UFMG)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

IFSP TEM 2.160 VAGAS PARA CURSOS SUPERIORES EM 2012

O Instituto Federal de São Paulo oferecerá 2160 vagas para os cursos superiores no 1.º Semestre de 2012. As vagas serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Para concorrer, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e obtido nota maior que zero na redação. Há vagas para cursos superiores de Tecnologia, Engenharia e Licenciatura nos campi Araraquara, Barretos, Birigui, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Matão, Presidente Epitácio, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São Paulo, São Roque e Sertãozinho.

A partir do 2.º semestre de 2011, o IFSP passou a oferecer 100% das vagas para nível superior por meio do SiSU. Do número total de vagas oferecidas, 50% são destinadas à ampla concorrência e 50% reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Para esta seleção, oito campi oferecerão novos cursos: Araraquara (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Mecatrônica Industrial); Barretos (Ciências Biológicas e Gestão do Turismo); Campos do Jordão (Análise e Desenvolvimento de Sistemas); Catanduva (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Química); Matão (Alimentos); Presidente Epitácio  (Análise e Desenvolvimento de Sistemas); São Carlos  (Manutenção de Aeronaves) e São Roque (Gestão Ambiental).

Os candidatos devem acompanhar o calendário no site do SiSU, do Ministério da Educação.


Fonte: IFSP, com dica do sempre atento Cristiano Miranda Barroso.

COPA ARANÃS: SEMIFINAL COM DOIS EMPATES. CAPIVARI E VILA NOVA JOGAM PELO EMPATE


A equipe do Capivari empatou em 2 x 2 com o Atalanta de Malacacheta, em Capelinha. O Capivari de Capelinha vencia o Atalanta de Malacacheta por 2 a 1, quando aos 42 minutos Daniel fez gol contra cedendo o empate.

Os gols do Capivari foram de Juninho Paraíba; Rafinha e Daniel (contra) marcaram para o Atalanta.

O jogo teve a arbitragem de Camargo, Ademilson Edmilson. Mais de mil torcedores marcaram presença no Estádio Newton Ribeiro.

No domingo (20/11) a equipe do Aranãs empatou dentro de casa com a equipe do Vila Nova em 3 a 3. No jogo de volta, o Vila Nova joga pela vantagem do empate. 

Na semifinal, o Capivari joga com vantagem contra o Atalanta de Malacacheta e o Vila Nova conquistou a vantagem sobre o Aranãs, pois a organização da Copa decidiu favorável ao recurso impetrado pelo Vila Nova pelo fato de que o CFC de Carbonita atuou com dois jogadores irregulares no jogo do último domingo, dia 13, em Capelinha. 

Apesar do empate em 2 a 2 entre as duas equipes, o Vila Nova ganhou os três pontos da partida e reverteu a vantagem para a semifinal que era do Aranãs.


domingo, 20 de novembro de 2011

JUSTIÇA DETERMINA O AFASTAMENTO DE PREFEITO DE CIDADE DO VALE DO JEQUITINHONHA

Ele estaria tentando obstruir investigação do MPMG sobre fraude em processo licitatório para contratação de serviços advocatícios.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), acatando recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), determinou o afastamento temporário do prefeito da cidade de Senador Modestino Gonçalves, no Alto Jequitinhonha. Segundo o MPMG, ele estaria tentando impedir uma investigação que apura fraude em licitação para contratar serviços advocatícios.

Os promotores de Justiça Enéias Xavier Gomes e Adriano de Faria, autores da ação, alegaram que o prefeito cometeu irregularidades no processo licitatório com o intuito de privilegiar um advogado da cidade de Diamantina. Além disso, quando soube que o MPMG estava investigando o caso, tentou obstruir a coleta de provas.

Os representantes do MPMG afirmaram que "o servidor público que denunciou a fraude sofreu perseguição do prefeito, a fim de impedir a investigação e, sobretudo, com o objetivo de intimidar o agente público e outros que eventualmente pudessem colaborar com a apuração dos fatos".

Sobre a fraude na licitação, os promotores de Justiça disseram que "o procedimento licitatório não passou de um simulacro, com o fim único de contratar, sob aparente legalidade, um advogado atuante em Diamantina". Para eles, tudo ocorreu com a conivência, aceitação e incentivo do prefeito.

Segundo os promotores de Justiça, "as condutas ilegais dos réus só não geraram maiores prejuízos para o município porque o MPMG começou a investigar o fato logo após a conclusão da licitação e antes da assinatura do contrato".

Na ação, eles ainda pedem que o prefeito, o advogado e dois integrantes da Comissão de Licitação da prefeitura sejam punidos por fraude no processo licitatório e por lesão aos cofres públicos. Se condenados, poderão perder a função pública, terem os direitos políticos suspensos e ficarem proibidos de contratar com o Poder Público, entre outras sanções.

Fonte: MPMG

sábado, 19 de novembro de 2011

Estado libera quase R$ 5 milhões para combate à pobreza rural do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, assinou nesta sexta-feira (18), em Montes Claros, convênios no valor de R$ 4.924.748,44 destinados ao Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR). Os recursos vão contemplar 180 subprojetos de 88 municípios do Norte de Minas, beneficiando 9.995 famílias em toda a região. O encontro contou com a presença de centenas de lideranças regionais, incluindo 45 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de entidades, associações comunitárias e de órgãos oficiais.

Transformada este ano em pasta estadual permanente pelo governador Antonio Anastasia, a Sedvan vai investir mais de R$ 10 milhões em 179 municípios da sua área de abrangência (vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas), beneficiando 16.779 famílias, por meio do seu órgão vinculado, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene). Ao agradecer a presença das lideranças regionais, o secretário Gil Pereira lembrou palavras do governador, que já referiu-se ao caráter “vitorioso” do PCPR. “Realmente, o programa é vitorioso, referência nacional e referência internacional para o Banco Mundial (Bird). Nós ficamos satisfeitos com isso”, disse Gil Pereira.

Desigualdade

“Infelizmente, conforme dados do censo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 16,5 milhões de pessoas na extrema pobreza, estando 909 mil delas em Minas Gerais e mais de 300 mil no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. Elas passam a ter apoio do poder público em Minas. Antes, era o contrário: as pessoas iam até o Estado. Agora, o Estado vai até as pessoas”, observou o secretário. Ele lembrou também que 51% das pessoas na extrema pobreza vivem na zona rural, com destaque para a faixa etária de 0 a 19 anos. Segundo Gil Pereira, o PCPR nasceu com a proposta de mudar essa realidade, em combinação com outros programas sob o foco de atenção do governador Antonio Anastasia para combater a desigualdade social na região.

Participaram da solenidade o diretor-geral do Idene, Rúbio de Andrade; o vice-diretor Roberto Grapiuna; o superintende Regional de Ensino de Montes Claros, Robson Figueiredo (representando a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; o prefeito de Capitão Enéas e presidente da Associação dos Municípios Mineiros da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Reinaldo Landulfo Teixeira; o prefeito de Mamonas, Edivan Cardoso; o diretor-regional do Idene em Montes Claros, Guila Ramos; o coordenador do PCPR, Arnaldo Severino; o gerente regional da Emater, Ricardo Demichelli; o presidente da Associação Comunitária de Malhada Nova (Capitão Enéas), Gilmar Antônio Barbosa Silva, que representou todas as associações na composição da mesa; além de parlamentares e representantes.
Solução de problemas

Eldi Cantuária Reis é presidente da Associação dos Assentados no Acampamento União, da Fazenda Santa Cláudia, no município de Pai Pedro. Ela falou sobre o Programa de Combate à Pobreza Rural. “Resolve problemas que temos enfrentado em nossa comunidade. E o maior, atualmente, é a falta de água. Mas deverá ser solucionado com a assinatura deste convênio. Faltam outros benefícios, que, tenho certeza, virão no futuro”, disse a moradora. O convênio assinado por ela nesta sexta-feira, em Montes Claros, foi no valor de R$ 26.652,07 para a construção de cisternas para abastecimento de água, o que vai beneficiar nove famílias.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais Assentados Vitória, da Fazenda Ipiranga (Verdelândia), Valdeci Antônio Mendes, disse que o convênio assinado vem em boa hora, por causa dos problemas enfrentados no armazenamento do leite. “A associação está se preparando para receber, em nova etapa do PCPR, um trator agrícola com implementos. Assim, vamos poder plantar o triplo da área atual", disse. Mendes assinou convênio no valor de R$ 21.442,00 para compra de unidade de resfriamento de leite, que vai beneficiar 22 famílias.

Entusiasmo

O prefeito de Montezuma, Erival José Martins, considera o PCPR como programa bastante eficiente. “Movimenta toda a comunidade rural. Para o meu município, trouxe oportunidades para as pequenas comunidades. Esperamos que o programa seja ampliado e garanta ainda mais benefícios para a região”, afirmou.

O prefeito de Grão Mogol, Jefferson Figueiredo, é outro entusiasta do PCPR. "É muito bom para o Norte de Minas, além dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. Trata-se de programa que alcança o povo carente, principalmente aquele residente na zona rural. O programa traz o básico para essa população. Torcemos pela sua ampliação”, disse o prefeito.

Fonte: Agência Minas

ALMENARA ENCERRA CICLO DE FEIRAS COM FESTA NO MUNICÍPIO

A cidade de Almenara, no Vale de Jequitinhonha, encerra neste sábado (19) o ciclo de 12 feiras da Economia Popular Solidária, realizadas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em todo o Estado. No total, 75 empreendimentos de municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha participam do evento.

A abertura oficial, que aconteceu na quinta-feira (17), na Praça da Biblioteca, contou com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, que destacou a importância da Economia Popular Solidária. “Nossa maior conquista é ver essa grande integração entre os artesãos dos mais diferentes municípios. É muito bonito ver o dinheiro circulando, gerando emprego e renda. Esses produtos não são feitos apenas pelas mãos, mas pelo coração de cada artesão”, afirmou.

Para o artesão Zé do Balaio, o mais importante é que nas feiras da Economia Popular Solidária o trabalhador é o dono do seu empreendimento. “Aqui não apenas vendemos, mas somos conhecidos e reconhecidos pelo nosso trabalho. É muito gratificante ser artesão”, afirma emocionado.

O presidente do Conselho Estadual da Economia Popular Solidária, Rodrigo Pires, salientou a necessidade de mais subsídios para os empreendimentos, menos tributação, mais políticas públicas e mais espaços de comercialização permanente. “Quando o consumidor compra um produto dos empreendimentos econômicos solidários, ela está gerando emprego e renda para o município, por isso é essencial o apoio e incentivo a esse modo de comercialização”, destaca.

Aposta na economia solidária

Lucilene Santos Almeida é membro da Associação dos Pequenos Produtores de Almenara (Appra). Ela vende farinha, feijão, biscoitos diversos e beiju torrado. Mas o grande diferencial do seu empreendimento é a tapioca. Segundo ela, viu o produto numa feira, em Montes Claros, e gostou da ideia. “Eu já fazia a goma, mas não adianta ter só a matéria-prima, é preciso agregar valor ao produto”.
A serviçal de escola pública, ainda em exercício, resolveu investir na intuição e montou uma barraca de produtos caseiros para trabalhar nas horas vagas. O experimento deu certo e, com o aumento da demanda, ela garimpou novas empreendedoras. Além dela, hoje outras cinco produtoras fazem a tapioca e o beiju e comercializam todas as sextas e sábados no Mercado Municipal de Almenara. As beijuzeiras também participam de diversos eventos na cidade e região.

“Em algumas feiras vendemos muito, outras nem tanto, mas mais importante que o lucro é a divulgação do nosso produto e possibilidade de integração com outros produtores. Nosso objetivo é também incentivar outros trabalhadores a investirem na Economia Popular Solidária. Produzir e vender direto para o consumidor é certeza de lucro”, garante. Lucilene considera que sua grande conquista é ser dona do próprio negócio. O que ganho hoje é mais que suficiente para a minha família. Já avancei muito e quero mais. Meu próximo passo é tirar a carteira de motorista para poder comprar meu carro”, conclui satisfeita.

Feiras

Em 2011, a Secretaria de Trabalho e Emprego realizou 12 feiras regionais nas cidades de Lavras, Uberlândia, Montes Claros, Araçuaí, Teófilo Otoni, Juiz de Fora, Paracatu, Alfenas, Belo Horizonte, Janaúba e Governador Valadares, além de Almenara.

Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

JOVENS DE ARAÇUAÍ CONECTADOS AO MUNDO E DE OLHO EM OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Mais de 350 jovens de Araçuaí e região estão agora habilitados a se conectar com o mundo pelas redes sociais. Eles participaram da capacitação TEIA - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo Aplicados -, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) que dissemina o conhecimento da web 2.0 entre jovens e adultos. O programa ensina a usar tecnologias e ferramentas gratuitas como Facebook, Twitter e Orkut não só para entretenimento, mas principalmente como uma vitrine pessoal e profissional.

Em 2011, mais de 1.000 jovens já foram capacitados e se transformaram em agentes, que oferecem suporte a projetos de inovação nas cadeias produtivas locais. As atividades, com duração de quatro horas, são conduzidas por um mutirão de agentes TEIA dos oito municípios que compreendem os Polos de Inovação da Sectes, localizados nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

Um dos novos agentes TEIA, o estudante Álvaro Figueiró, ressaltou como o conhecimento das redes sociais impulsionou sua carreira profissional. “O curso aumentou o nosso conhecimento da web 2.0, especialmente o de pessoas mais carentes, que antes não tinham acesso às redes sociais. Os riscos do uso inadequado dessas redes, tema abordado pelo Enem deste ano, também foi bem frisado no curso. Hoje eu trabalho na Prefeitura, e além de atualizar o Facebook e o Twitter, presto assistência técnica e suporte a toda rede municipal, utilizando o que aprendi no Dia TEIA e em cursos extracurriculares”.
Na cerimônia de entrega dos certificados, realizada nessa quinta-feira (17), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, afirmou que os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e o Norte de Minas são regiões escolhidas pela Sectes para priorizar o adensamento de conhecimento, de modo a promover o desenvolvimento local.
“No futuro que já se apresentou a nós, ninguém vai se sentir cidadão e será vitorioso profissionalmente e pessoalmente, se não estiver conectado com o mundo. É isso o que fazemos com o TEIA, levamos oportunidades para quem precisa e para quem merece. Vamos ampliar o programa, oferecendo mais conhecimento e o aparato tecnológico para que o jovem não fique parado no tempo”, disse.
O Dia TEIA Araçuaí aconteceu no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Araçuaí -, no Telecentro e Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Araçuaí, no Sesi/Senai e na cooperativa Dedo de Gente: Arte, Cultura, Tecnologia e Inovação. Na próxima quarta-feira (24), o programa de capacitação chega ao município de Almenara e região. Até o fim do ano, também serão capacitados jovens e adultos de Januária e Janaúba. O evento já foi realizado nos municípios de Salinas, Teófilo Otoni, Pirapora e Diamantina.
Mais informações sobre a capacitação em Almenara pelo email: inovacaoalmenara@hotmail.com ou no perfil do Polo de Inovação: http://www.facebook.com/inovacaoalmenara

Fonte: Agência Minas


Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger