quinta-feira, 30 de junho de 2011

INTERNET DE 1 MBPS A R$ 35 COMEÇA A SER VENDIDA EM 90 DIAS, DIZ MINISTRO

Governo e teles assinam hoje acordo sobre Plano Nacional de Banda Larga. Meta do programa é atingir todos os municípios do país até o final de 2014.



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (30) que os planos de acesso à internet de 1 Mbps com valor de assinatura de R$ 35, previstos no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), começam a ser vendidos dentro de 90 dias.

O governo e as teles devem assinar ainda nesta quinta-feira o acordo em torno do PNBL, programa que pretende levar internet de alta velocidade a todo país até o final de 2014. Os últimos detalhes do termo de compromisso ainda estão sendo redigidos mas, segundo o ministro, o documento vai ser levado nesta quinta-feira para a assinatura do decreto pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo anunciou pela manhã que governo e teles tinham chegado a um acordo sobre a proposta do Plano Nacional de Banda Larga. Para que o acordo saísse, o governo teve que abrir mão da exigência de que as teles cumprissem com metas de qualidade do serviço, demanda feita pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo informou, porém, que até outubro a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar a regulamentação que prevê qualidade mínima para a internet brasileira, tanto fixa quanto móvel, e que valerá também para o PNBL. As regras devem valer a partir de 2012. Ainda de acordo com ele, foi mantido no acordo do PNBL a previsão de sanções caso as teles não cumpram com as metas de oferta do serviço.

Fonte: Fábio Amato, Do G1, em Brasília. 

FERNANDO TIÃO. VIDA E OBRA DO CRIADOR DO "TAMBOR DE LÍNGUA"

Arte do saudoso Fernando Mota, o popular "Fernando Tião", o tambor de língua, é sucesso entre percussionistas.


Mineiro de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, foi a partir da experiência no extinto grupo Sagarana que o baterista se enveredou pela luteria, fabricando os instrumentos que hoje, além dos Estados Unidos, já  chegaram à Alemanha, Japão, Espanha, França e Suíça.


Tambor de Língua
 
 
Tambor de língua é um instrumento de origem africana que Fernando Mota (Tião) vem renovando, dando a ele uma infinidade de possibilidades e timbres.

Fernando vem aprimorando as várias formas de se tocar este fantástico instrumento, no qual se pode usar técnicas de pandeiro, bongô, congas, tamborim, agogô, ..., e até de bateria.


O instrumento, além de matéria na revista Multimidia, mereceu uma matéria na revista Batera e Percussão de junho/2002, à pág.71, escrita por Dudu Portes, um dos vários músicos profissionais admiradores do instrumento.


"O Tambor de Língua da Repercutião é feito no formato de uma caixa, com uma das superfícies cortadas de maneira a formar línguas de madeira de tamanhos                                      diferentes. Elas passam a ter a mesma função de teclas, que soam com afinações diferentes quando percutidas. Este tambor tem instalado um captador que permite sua ligação a um sistema de amplificação que melhora sensivelmente seu desempenho.


Vídeos:


Fernando Tião e descendentes do "Rei Tiago"


 

  Fernando Tião e descendentes do "Rei Tiago", cantando a tradicional música de Rei Tiago "Caxinguelê" 


 Projeto Livre Arbítrio

O Livre Arbítrio traz até você a mágica sintonia entre sons e movimentos. Apresentando o "Tambor de Língua Eletroacústico", Fernando Mota (Tião), músicos e bailarinas exercem a liberdade de se manifestar de maneira lúdica, primitiva e ao mesmo tempo contemporânea e sensual. 

Sem se prender a nenhuma fórmula pré-definida, o Livre Arbítrio mostra, a cada intervenção, um formato diferente, que traz desde uma ou mais bailarinas com estilos que vão do africano às danças orientais, músicos de várias formações, instrumentos exóticos, ou os bem conhecidos como berimbau, caixas, tambores de folia e outros ou então somente o Tambor de Língua e recitações, dependendo do desejo do contratante.



Fernando Tião nos deixou no fatídico dia 23/10/2006, num acidente de carro. No mesmo acidente, morreu também o nosso talentoso artista do vale Mark Gladston, o Verono.


Extras:
Clique aqui para ter acesso à entrevista de Fernando Tião à Eliane Okubo 
Clique aqui para ter acesso à Reportagem publicada no Jornal Estado de Minas, 06 de julho de 2005.
 
Fotos e alguns trechos de textos retirados do site de Fernando Tião: 
http://www.bytech.com.br/repercutiao/arbitrio.htm


Vídeos (Canal Youtube - Fernando Tião)
http://www.youtube.com/profile?user=fernandotiao

quarta-feira, 29 de junho de 2011

FESTA EM CHAPADA DO NORTE NOS DIAS 08, 09 E 10 DE JULHO/2011



VIII Encontro de Cavaleiros de Chapada do Norte acontece entre os dias 08 e 10 de julho de 2011, com a seguinte programação:


08/07 – SEXTA-FEIRA:
22:00 – SHOW COM O DJ JUNINHO


09/07 – SÁBADO:
21:00 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
22:00 – SHOW COM OS LEVADOS
LOGO APÓS – SHOW COM BANDA DE FORRÓ


10/07 – DOMINGO:
09:00 – INSCRIÇÕES DOS CAVALEIROS PARA AS TRADICIONAIS COMPETIÇÕES
10:00 – APRESENTAÇÃO E PASSEIO DOS CAVALEIROS PELAS RUAS DA CIDADE
13:00 – INÍCIO DAS COMPETIÇÕES
17:00 – BINGO DE 01 MOTO IROS 0KM
19:00 – SHOW COM JÂNIO E GARCIA

PRINCIPAIS NOTÍCIAS QUE PODEM SER TEMAS DE QUESTÕES DA PROVA E DA REDAÇÃO DO ENEM 2011

Estudantes, fiquem atento às principais notícias do Brasil e do mundo que, provavelmente, poderão ser temas de questões e, principalmente, da redação do Enem 2011.

RIO: - Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. Segundo a professora de língua portuguesa do Liceu Franco-Brasileiro Teresa Cruz, o Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!


CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.


terça-feira, 28 de junho de 2011

APAC’S: EXEMPLO DE CASO DE SUCESSO

A coordenadora do programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Jane Silva, participou, no dia 20 de junho, no auditório do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI –BH), do VII Encontro Nacional do Terceiro Setor e I Encontro de Direito do Terceiro Setor. Na ocasião, o presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), Valdeci Antônio Ferreira proferiu a palestra: “Exemplo de caso de sucesso: Apacs”.




A mesa teve como coordenadora a desembargadora Jane Silva, sendo debatedores o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage, representante do presidente da Fiat América Latina, Cledovirno Belini, e o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas), Luiz Flávio Sapori.


Valdeci fez um relato detalhado dos 28 anos “de muita renúncia dedicados à Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), dos quais, ele afirma, que é possível que se contabilize de 10 a 12 anos passados dentro da prisão.


“No entanto,” prossegue Valdeci, “após todos esses anos, continuo dizendo que, de preso, não conheço nada. Somente quem vive na solidão intramuros, no isolamento pessoal, pode saber o que é a prisão.”


O presidente da Fbac esclarece que, no momento, deseja tão somente partilhar as vivências desses anos, as experiências colhidas no dia a dia nos presídios. Ele enumera as diversas prisões que conheceu mundo afora, com seus problemas de superlotação, alta reincidência no crime, corrupção, maus tratos, drogas, degradação da pessoa humana, problemas comuns aos presídios brasileiros. E afirma: “Quando falamos de sistema prisional, estamos todos no terceiro mundo.”


Valdeci faz uma denúncia grave: “O sistema prisional brasileiro está literalmente falido. O preso é uma chaga social. É uma certeza de que alguma coisa não vai bem e a sociedade não toca nesta ferida porque tomar contato com o preso é admitir que somos humanos. A sociedade não pode considerar a prisão como um simples espaço de vingança.”


Apacs - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
 
Segundo ele, “não há presos irrecuperáveis; o que existe é tratamento inadequado”. Por isso, na sua opinião, é que Deus inspirou Mário Ottoboni quando ele criou as Apacs como uma resposta à indiferença da sociedade, em 1972, em São José dos Campos. Atualmente, contamos com 2.300 recuperandos (nome dado aos presos na Associação), 31 Apacs sem concurso das polícias, em 17 estados e 23 outros países.


Valdeci explicou que, sem perder a finalidade punitiva da pena, o Método Apac trabalha a recuperação do condenado e sua reinserção no convívio social.
O TJMG lançou, em dezembro de 2001, o Projeto Novos Rumos na Execução Penal, com o objetivo de incentivar a criação e expansão das Apacs e, desde então, divulga os bons resultados do método.


O palestrante discorreu sobre o funcionamento e a estrutura da Associação e enfatizou: “A Apac não pode se apresentar como solução mas como alternativa de humanização do sistema prisional. Ela visa à formação e ao resgate da cidadania do condenado e sua reinserção social e entrada no mercado de trabalho.”


A seguir, um vídeo sobre a Apac contribuiu para ampliar o conhecimento dos participantes sobre o trabalho, desenvolvido por voluntários, diversos segmentos sociais da comunidade e por instituições governamentais.


A palestra do presidente da Fbac foi enriquecida pelo testemunho emocionado de dois recuperandos: Airton e José de Jesus.


Após a participação dos debatedores, algumas perguntas foram realizadas pela plateia e a desembargadora Jane Silva encerrou as atividades.


O Encontro, promovido pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais) e pelo Centro de Apoio das Promotorias de Fundações e Entidade de Interesse Social (Caots), já integra as agendas oficiais do Estado e do Município e se consagra pelos resultados das ações práticas, consolidadas nos três setores da sociedade. Tornou-se referência nacional como espaço de apresentação, discussão e decisão, sobre temáticas que se transformam em ações efetivamente propulsoras de desenvolvimento sustentável.



Conheça mais sobre uma APAC visitando o blog da APAC Viçosa: http://apacvicosa.blogspot.com/


Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional TJMG - Ascom

Garoto pega carona em traseira de caminhão e morre esmagado em Teófilo Otoni

Adolescente se desequilibrou da bicicleta e morreu no momento em que foi atingido pelo veículo.



Um menino de 12 anos morreu na tarde desta segunda-feira (27/06/2011) ao ser atropelado por um caminhão em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. De acordo com o Corpo de Bombeiros local, ele pegava carona na traseira do veículo.

Segundo os bombeiros, Pedro Henrique Vieira Sena estava em uma bicicleta, se segurando na traseira do caminhão. Na Avenida Sidônio Otoni, no Bairro Jacinto, ele se desequilibrou e caiu sob o caminhão, tendo o corpo esmagado.

Pedro teve morte instantânea. Após os trabalhos da perícia, a equipe dos Bombeiros retirou o corpo do garoto debaixo do veículo e o entregou aos cuidados do serviço funerário.

Fica o alerta para os perigos em se pegar "carona" em traseiras de caminhão/carro, como é comum ver em nossa região, principalmente entres os adolescentes.

HAJA FÔLEGO!!!!! CRÔNICA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Haja fôlego !!!!!  
 

Exigências da vida moderna (quem agüenta tudo isso???)
Por Luís Fernando Veríssimo

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E depois uriná-los, o que consome o dobro do tempo...
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
  

Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja para ... não lembro bem para o que?, mas faz bem!

O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber...

Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. 

E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. UFA!!!
E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
CAGANDO, NÉ?!!!
  
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.

Sobram três, desde que você não pegue trânsito.  TÁ DIFICILLLLL...

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia  hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma)!

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar das minhas amizades quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! e o sexo!!!!

Todos os dias, um dia sim, o outro também, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.

Dizer EU TE AMO, toda hora, ''ainda pego quem inventou essa neura...!!!'' isso leva tempo...

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação... se tiver, tem que brincar com ele, pelo menos meia hora todo dia, para ele não ficar deprimido....
 
 1
Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes ao mesmo tempo.

Chame os amigos e seus pais, seu amor, o sogro, a sogra, os cunhados...
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Não esqueça do EU TE AMO, (Vou achar logo quem inventou isso, me aguarde).

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora você tá ferrado mesmo é se tiver criança pequena, ai lascou de vez, porque o tempo que ia sobrar para você... meu..., já era!!! criança ocupa um tempo danado.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro e correndo.

E já que vou
, levo um jornal... Tchau...
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

HOMEM É PRESO EM ITAOBIM-MG AO TENTAR VENDER CARRO CLONADO A POLICIAL

Segundo PM, suspeito disse que não sabia da irregularidade. Ele falou ainda que comprou o veículo em uma feira no interior de SP.

Um homem de 27 anos foi preso nesta segunda-feira (27) suspeito de tentar vender um carro com placas clonadas a um policial militar na cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, a irregularidade foi descoberta no momento em que o policial foi verificar os dados do veículo.

Carro que o suspeito tentava vender ao policial
(Foto: Divulgação/26ª Companhia PM)
O suspeito disse aos policiais que não sabia que o carro era clonado e que teria comprado o veículo em uma feira na cidade de Ribeirão Preto (SP). Segundo a PM, após rastrear a origem do carro, foi constatado que ele havia sido roubado em Diadema, também em SP, em março deste ano.

A polícia investiga a procedência de outros três veículos que o suspeito teria vendido. Um deles, o homem confirmou a venda, mas não disse aos militares se o carro também estaria em situação irregular.
Preso em flagrante, o suspeito foi encaminhado á delegacia de Itaobim. Os policiais disseram que a proprietária do veículo foi acionada e informada sobre a localização do carro.

Fonte: G1 MG

BANDIDOS INVADEM CASA EM MINAS NOVAS E FAZEM FAMÍLIA REFÉM

A quadrilha levou cerca de R$ 100 mil em joais e R$ 17 mil em dinheiro.



Uma família de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, passou momentos de terror na madrugada desta quinta-feira. Sete criminosos invadiram a casa de um senhor, proprietário de um posto de gasolina na cidade. Os bandidos chegaram por volta de 1h e fizeram a família do empresário refém. Segundo o delegado Vitor Amaro da Silva, os homens estavam armados com revólveres e pistolas. Eles ameaçaram as vítimas e prenderam todos dentro de casa.


A quadrilha levou cerca de R$ 100 mil em joais e R$ 17 mil em dinheiro. Eles ainda roubaram barras de ouro bruto que estavam guardadas na residência e os celulares da família, para evitar que acionassem a Polícia Militar (PM). De acordo com o Dr. Vitor, os criminosos fugiram num Fiat Palio e num Fiat Marea, com placas de Ibirité e Belo Horizonte. Um deles foi preso em casa, na manhã desta quinta, na capital, depois de buscas da polícia. Os dois veículos usados na fuga também foram encontrados em BH, mas ainda estão foragidos seis integrantes da quadrilha.


Segundo o delegado, o suspeito preso já foi autuado por assalto a mão armada e passou por interrogatório. “Ele se limitou a prestar informações somente em juízo. As buscas pelos outros suspeitos vão continuar durante o dia, em Belo Horizonte e região metropolitana”, afirma Beloti. Nenhum material roubado foi recuperado pela polícia, nem mesmo as armas usadas no assalto. 

Fonte: Luana Cruz- Estado de Minas (com alterações)

sábado, 25 de junho de 2011

EM SEIS ANOS, UMA EM CADA TRÊS BOLSAS DO PROUNI FICA OCIOSA

É preciso divulgar estes números para quem nunca fez um curso superior, principalmente entre os jovens da nossa região, pois as vagas existem e, simplesmente não são preenchidas.

Uma em cada três bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) oferecidas desde o começo do programa, em 2005, não foi preenchida. O total de bolsas ociosas em seis anos chegou a 427.438 – 33,1% de todas elas.

O número foi obtido por meio de dados de um levantamento estatístico do MEC (Ministério da Educação), disponível na página do Prouni na internet. Entre 2005 e o primeiro semestre de 2011, foram ofertadas 1.291.209 bolsas, com 863.771 (66,9%) preenchidas. O restante representa o total ocioso.
No primeiro semestre deste ano, 4% das 123 mil bolsas oferecidas ficaram ociosas na primeira etapa, apesar de mais de um milhão de candidatos terem se inscrito. A maioria, disse o MEC na época, era de cursos de educação à distância e/ou bolsas parciais. A ocupação foi maior nas integrais. O programa concede incentivos de 25%, 50% e 100% da mensalidade.

Até o primeiro semestre deste ano, o Prouni funcionava por meio de isenção fiscal em relação às bolsas oferecidas –se a universidade oferecesse 100 bolsas, a redução nos impostos seria relativa a todas, mesmo que não fossem totalmente preenchidas. Ou seja: neste período, o governo simplesmente deixou de arrecadar dinheiro.

Em 2009, uma análise do TCU (Tribunal de Contas da União) estimou que possa ter sido perdido, só nos dois primeiros anos do programa, um valor em torno de R$ 100 milhões.

Fonte: Uol Notícias

sexta-feira, 24 de junho de 2011

BRASIL TEM O MAIOR NÚMERO DE PATRIMÔNIOS UNESCO NA AMÉRICA DO SUL


O Brasil tem um total de 11 patrimónios culturais e sete patrimónios naturais reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO). Por isso o Brasil é o país que oferece a maior quantidade de patrimónios da América do Sul, permitindo aos turistas estrangeiros conhecer estes importantes bens para a humanidade. Em segundo lugar está o Peru com um total de 11 patrimónios e em terceiro a Argentina com oito.
O título de Património Cultural da Humanidade é concedido pela UNESCO a monumentos, edifícios, espaços urbanos e até ambientes naturais com importância paisagística que têm valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Passadiço da Glória, em Diamantina


Desta forma, os patrimónios culturais brasileiros reconhecidos até o momento são:
• Cidade histórica de Ouro Preto (1980)
• Centro histórico da Cidade de Olinda (1982)
• Missões jesuíticas dos guaranis: Ruínas de São Miguel das Missões (Brasil) (1984)
• Centro histórico de Salvador na Bahia (1985)
• Santuário do Bom Jesus de Congonhas (1985)
• Brasília (1987)
• Parque nacional da Serra da Capivara (1991)
• Centro histórico de São Luis (1997)
Centro histórico de Diamantina (1999)
• Centro histórico da cidade de Goiás (2001)
• Praça de São Francisco em São Cristovão (2010)

Por outro lado, desde 1986 o Brasil já conta com sete lugares considerados Patrimónios Naturais da Humanidade. Cabe destacar que este reconhecimento leva em consideração as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais; habitat das espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que têm valor científico, de conservação ou estético.

Assim, no Brasil encontram-se os seguintes patrimónios naturais:
• Parque Nacional do Iguaçu (1986)
• Costa do Descobrimento: Reservas de bosque atlântico (1999)
• Bosque Atlântico: Reserva do sudeste (1999)
• Complexo de conservação da Amazónia Central (2003)
• Zona de conservação do Pantanal (2000)
• Zonas protegidas do Cerrado: Parques nacionais da Chapada dos Veadeiros e as Emas (2001)
• Ilhas atlânticas brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rochas (2001)

Cataratas do Iguaçu
Para o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) é um orgulho que o Brasil conte com uma grande quantidade de patrimónios tanto naturais como culturais reconhecidos pela UNESCO, já que isto motiva o interesse tanto dos turistas nacionais como dos estrangeiros em conhecê-los e apreciá-los, sobretudo se considerarmos que os patrimónios culturais possuem uma história e uma tradição para ser mostrada ao mundo, além de revelarem uma riqueza tanto na flora como na fauna.

A lista do Património Mundial tem actualmente 830 bens em 138 países, considerados como países de valor universal incalculável. Entre eles, 644 são Patrimónios Culturais, 162 são Patrimónios Naturais e 24 são mistos.

HACKERS DIZEM TER ATACADO 500 SITES DE PREFEITURAS. DIAMANTINA ESTÁ ENTRE AS ATACADAS

O grupo de hackers Fatal Error Crew publicou no Twitter uma lista com 500 sites de prefeituras e câmaras municipais que eles dizem ter tirado do ar nesta quinta-feira (23). Esse é o mesmo grupo que no último fim de semana vazou supostas informações de funcionários do Exército. Os sites daPresidência da República e do Ministério dos Esportes também saíram do ar hoje, mas pela ação de outro grupo de piratas virtuais.

Os hackers do Fatal Error Crew escreveram no Twitter: “pra começar nesse feriado, 500 sites dos ladrões DOWNNN”. O grupo disse ainda que tirou do ar páginas de prefeituras e câmaras municipais de vários Estados.

A maioria dos sites atacados são de municípios pequenos do interior do país, mas também há na lista cidades de médio porte, como Altamira (PA), Bento Gonçalves (RS), Chuí (RS) e Diamantina (MG). Nenhum site das capitais estaduais foi atingido.
No página do Twitter do grupo há um link com a lista completa de todos os endereço.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

MEC DIVULGA APROVADOS NA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje a lista dos aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado da seleção pode ser consultado no endereço http://sisu.mec.gov.br ou pelo telefone 0800 61 61 61. Os aprovados terão os dias 27 e 28 deste mês para fazer a matrícula nas instituições de ensino. Cerca de 450 mil se candidataram para disputar uma das 26 mil vagas ofertadas em 48 instituições públicas de ensino superior. As informações são da Agência Brasil.

Os estudantes puderam escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula.

Veja se você foi selecionado, Cliclando aqui.
 

NEYMAR BRILHA, MENINOS DA VILA FAZEM HISTÓRIA E PEIXE LEVA TRI DA LIBERTADORES

No Pacaembu lotado, craque abre caminho para título do Santos com gol no início da etapa final. Time vai ao Japão, em dezembro, lutar pelo Mundial.

          
Um esquadrão branco, infernal, que tomou a América de assalto. Com um ataque genial, imprevisível, artilheiro. Muitas vezes, o Santos foi descrito assim nos anos 60, quando Pelé e seus companheiros chacoalharam a América. O mesmo texto agora, 48 anos depois, serve para o time de Neymar, Ganso, Elano, Léo, Dracena, Arouca, Durval, Rafael. Sim, senhoras e senhoras: o Santos é, novamente, campeão da Taça Libertadores. Tricampeão (ganhou em 62, também sobre o Peñarol, e 63).
          A noite ficará guardada na memória de cada santista. A vitória, por 2 a 1, num Pacaembu apinhado, branco, cheio de santistas com lágrimas nos olhos, ainda teve Pelé vibrando como se estivesse em campo.  
          Do seu camarote, o rei de todos os tempos socava o ar como se um dos gols tivesse sido marcado por ele.
          O Peixe e sua nova geração de ouro caminham a passos largos para ser campeão de tudo em 2011. No início do ano, manteve a supremacia em São Paulo. Agora, tornou-se rei da América. O terceiro passo poderá ser dado em dezembro, quando a equipe de Muricy Ramalho terá o Mundial de Clubes da Fifa pela frente. Será a chance de poder ver um duelo fabuloso: Neymar x Lionel Messi.


*Assista aos melhores momentos no vídeo abaixo



Primeiro tempo de domínio santista, mas faltou calibrar o pé

Buscando acabar logo com o nervosismo e a angústia das arquibancadas, o Santos entrou em campo querendo um gol rápido. Os comandados de Muricy Ramalho acreditavam que, na pressão, o Peñarol se abriria. Puro engano. Apesar de boas investidas e jogadas inspiradas de Ganso, que acertou ótimos passes, faltou o chute certo. Os números dos primeiros 45 minutos ratificaram o domínio santista. O Peixe teve 67% de posse de bola, contra 33% do seu rival. Foram oito arremates ao gol uruguaio, contra apenas um dos carboneros.


O primeiro lance de perigo veio em chute de fora da área de Elano, que exigiu grande defesa de Sosa. Neymar também teve chance, após passe precioso de Ganso, mas furou. O astro santista esteve sempre cercado por três jogadores. Gingava de um lado para o outro sem conseguir abrir o espaço. À medida que o tempo passava e o gol não saía, o Pacaembu ia murmurando, apreensivo. Léo também teve uma oportunidade ao invadir a área, com o goleiro batido, e errar o alvo. Durval, duas vezes de cabeça, também ameaçou. Sosa ainda brilhou em cobrança de falta de Elano da entrada da área.


O Peñarol, limitado tecnicamente, se resumia a bloquear as investidas do adversário. Segurava o Santos, tentava encaixar um contra-ataque, que não veio em toda a primeira etapa. Assim, o jogo ficou morno. O Peixe murchou, perdeu o ritmo e passou a errar alguns passes, Arouca, principalmente.
Mas quem disse que seria fácil? Era final de Taça Libertadores.


Neymar abre o placar e leva o Pacaembu ao delírio


E aí vem Arouca, em desabalada carreira. Uma arrancada mágica, uma tabela esperta com Ganso, que passou para Neymar, que, enfim, soltava o grito preso na garganta do torcedor nas arquibancadas. Apenas dois minutos de jogo. Neymar, histórico. Um gol que vai ser lembrado para sempre pelos santistas. O gol que abriu caminho para o tricampeonato.


Em seu camarote no Pacaembu, Pelé vibrava, reverenciando seu sucessor. Em campo, o craque alvinegro chupava o dedo, homenageando Mateus, que chega em novembro. O filho do ídolo santista vai nascer campeão continental. Pé-quente!
O jogo continuou. Claro. Faltavam ainda longos minutos. Nas arquibancadas se abraçavam e choravam. Não dava para fazer os ponteiros correrem mais rápido? Não dava. Então, o Peixe tratava de dar as cartas em campo.


A diferença técnica entre os times era gritante. O Santos, agora, tinha espaços para matar o jogo. O Peñarol tinha dificuldades para sair jogando. Não parecia possível o título escapar. Absolutamente.

O Santos continuava em cima, muito melhor, trocando passes, colocando os uruguaios na roda. Nas arquibancadas, locura total. Então, Danilo arrancou pela direita, deixou o marcador para trás, cortou para dentro e entrou para a história. Pé esquerdo, canto direito do goleiro. Nova explosão no Pacaembu. Choro, abraços. O título estava mais próximo.

- Agora, ninguém tira mais – berrou Léo num microfone à beira do campo.

Gol contra de Durval e pancadaria no final

Mas nada com o Santos é fácil. O Peñarol mostrou suas garras. Numa escapada pela direita, a bola cruzada, desvia em Durval, que tentou rebater e entra. Seria possível? Como em 2005, quando defendia o Atlético-PR, na final da Libertadores contra o São Paulo, o Rei do Sertão marcara um contra.

Foi apenas um susto passageiro. Logo o Peixe retomou o dominio e teve até chances para marcar mais gols. Não precisou. No final, uma cena que não precisava ocorrer: jogadores das duas equipes trocaram agressões em campo, diante de uma Polícia Militar que pouco fez para conter os brigões. Nada, no entanto, que acabasse com o brilho da conquista do Peixe.

Parabéns, Santos e santistas. A América, de novo, é de vocês.

Fonte(Fotos e Texto): Globoesporte.com

JUSTIÇA SUSPENDE APOSENTADORIAS A EX-GOVERNADORES DE MINAS GERAIS

A Justiça de Minas Gerais divulgou, nesta segunda-feira (20), que concedeu liminar ao Ministério Público Estadual suspendendo as aposentadorias pagas a quatro ex-governadores e a uma viúva que recebe pensão. Os pagamentos têm valor acima de R$ 10 mil cada. Ainda cabe recurso da decisão. A medida foi determinada pela juíza Lílian Maciel Santos, da 2ª Vara de Fazenda Pública Estadual nesta sexta-feira (17).

Os ex-governadores recebem a quantia baseada em uma lei estadual de 1967 e, para o promotor de Defesa do Patrimônio Público João Medeiros, ela é inconstitucional. "Quando vem uma nova ordem constitucional [em 1988], toda legislação anterior que não se compatibiliza, não é recepcionada", disse.

Os ex-governadores que recebem o dinheiro, segundo o governo mineiro, são Rondon Pacheco (1971-1975); Francelino Pereira (1979-1983); Hélio Garcia (1984-1987) e (1991-1995) e Eduardo Azeredo (1995-1999). A viúva de Israel Pinheiro (1966-1971), Coracy Pinheiro, recebe a pensão. O pagamento dos benefícios custa, por mês, R$ 47.250 aos cofres públicos de Minas Gerais.

A assessoria de imprensa do ex-governador Eduardo Azeredo informou que não conseguiu contato com o senador porque ele está em Paris atendendo a um convite de visita do Senado francês.

Na casa de Hélio Garcia, uma funcionária disse à reportagem do G1 que um curador é a pessoa que poderia falar por Garcia, mas ele não foi encontrado.

Já a secretária de Francelino Pereira, Marluce Fonseca, falou que o ex-político acompanha as notícias pelos jornais e que não recorrerá da decisão judicial.

O G1 não conseguiu contato com o ex-governador Rondon Pacheco e com a viúva de Israel Pinheiro, Coracy Pinheiro.
  
ALMG aprova em primeiro turno

              A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou. em primeiro turno, na quarta-feira (16), a extinção da pensão vitalícia concedida a ex-governadores do estado e seus dependentes. De acordo com a assessoria da assembleia, a proposta ainda terá que ser votada em segundo turno e ser sancionada pelo governador para passar a valer.

Ainda segundo a assessoria, pelo projeto aprovado, será mantida a pensão para ex-governadores e parentes já beneficiados. A assessoria informou que o projeto vai para a Comissão de Fiscalização Financeira que pode acrescentar emendas ou substitutivas e volta para os deputados votarem em segundo turno.

O Projeto de Lei foi proposto em fevereiro deste ano pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Em janeiro, a assessoria do governador já havia informado que é gasto por mês R$ 47.250 com o pagamento de aposentadoria e pensão a quatro ex-governadores e uma dependente. Recebem integralmente – isto é o valor de R$ 10.500 – Rondon Pacheco, Francelino Pereira, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo. Coracy Pinheiro, viúva do ex-governador Israel Pinheiro, ganha pensão equivalente a 50% do salário bruto. Ainda de acordo com a assessoria do governo, Aécio Neves, Itamar Franco e Newton Cardoso não requereram o benefício.
Fonte: G1

terça-feira, 21 de junho de 2011

GOVERNO DE MINAS ENTREGA 3,7 MIL TÍTULOS DE PROPRIEDADE NO VALE DO JEQUITINHONHA

Com meta de regularizar neste ano cerca de 40 mil propriedades urbanas e rurais em todo o Estado, o Governo de Minas Gerais entrega, neste sábado (11), mais 1.492 títulos a famílias residentes no município de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha. Até terça-feira (14), a Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária (Seerf) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) entregarão 3.714 títulos em 16 municípios.

O Programa de Regularização Fundiária do Governo de Minas é pioneiro no país e tem por objetivo a legitimação em massa de terras devolutas urbanas e rurais. Neste ano, já foram contemplados com o programa estadual cerca de 220 municípios em todas as regiões do Estado.

O secretário de Regularização Fundiária, Manoel Costa, destaca que “sob a orientação do governador Antônio Anastasia o Governo do Estado está trabalhando para que os municípios se desenvolvam e as pessoas tenham uma melhor condição de vida, com a sua propriedade regularizada. O Governo reconhece a necessidade de se realizar essa ação de forma rápida e urgente e, por isso, o governador não tem medido esforços pela regularização, pois é assim que veremos o crescimento dos municípios e os cidadãos vivendo com dignidade”, assinala o secretário.


Através da obtenção dos títulos de propriedade, as famílias residentes em áreas devolutas passam a ter o direito à obtenção de financiamentos para reforma e ampliação dos imóveis ou para incremento da produção agropecuária através de recursos provenientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em abril deste ano, a SEERF assinou termo de parceria com o Banco do Brasil, o que tem possibilitado às gerências das agências da instituição manter contatos com as famílias beneficiadas com a regularização de suas propriedades, para repasse de informações sobre as linhas de crédito disponíveis para cada município.


No sábado, foram entregues 1.492 títulos a famílias residentes em Chapada do Norte. Domingo, foram entregues títulos nos municípios de Turmalina (99 famílias), Berilo (59), Leme do Prado (520), Francisco Badaró (257), José Gonçalves de Minas (278) e Jenipapo de Minas (58). Segunda-feira (13), foram realizadas solenidades de entrega de títulos de propriedades urbanas e rurais nos municípios de Veredinha (122), Araçuaí (104), Capelinha (322), Virgem da Lapa (90) e Angelândia (80). Terça-feira (14), o cronograma de trabalho da Secretaria de Regularização Fundiária tevecontinuidade com a entrega de 51 títulos no município de Carbonita, 20 em São Gonçalo do Rio Preto, 151 em Diamantina e 11 em Gouveia.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/component/content/article/35924

MORRE EM CARANGOLA-MG, AOS 114 ANOS, MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

Morreu nesta madrugada, aos 114 anos, Maria Gomes Valentim. Conhecida como Vó Quita, ela foi considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, o Guinness Book. Maria faleceu na Casa de Caridade de Carangola, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais.


Ela deu entrada no hospital na tarde do último domingo, com o quadro de pneumonia comunitária aguda. Ontem, o estado de saúde dela piorou e teve início uma infecção generalizada. Maria completaria 115 anos no próximo dia 9. O reconhecimento da moradora de Carangola como a pessoa mais velha do mundo ocorreu em maio deste ano pelo Guinness, que lhe deu vantagem de 48 dias sobre a até então recordista americana, Besse Cooper.

Fonte: O Estadão.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

OSMAR LINS ABRIRÁ SHOW DE ALMIR SATER EM ARAÇUAÍ

Cantor e compositor Osmar Lins, de Minas Novas, fará abertura do Show de Almir Sater, em Araçuaí, dia 08/07/2011




        O violeiro Osmar Lins, de Minas Novas-MG, Vale do Jequitinhonha, abrirá o show do consagrado Almir Sater, no dia 08/07/2011 (sexta-feira), a partir das 22:00 horas, no Parque de Exposições, em Araçuaí. O show faz parte da programação da IX Missa do Vaqueiro de Araçuaí-MG e conta com a realização de Jackson Martins.
 Cantor e violeiro, Osmar Lins, fez partições em bandas locais como guitarrista, tocando diversos estilos musicais. Aos 15 anos iniciou suas apresentações com violão e aos 20 anos começou a cantar e compor, foi quando iniciou suas participações nos festivais de música da região.
A inspiração para suas composições surgiam a qualquer momento. Um grande exemplo foi ao ouvir uma história contada pela sua mãe sobre a rua onde mora, compôs a música Samba na Rua do Ouro, que fala sobre a cultura de um povo que após chuvas torrenciais vinham da zona rural procurando pepitas de ouro que apareciam nas enxurradas, (ainda ali naquela rua implantou um projeto social desenvolvendo os jovens na música).
Aos 25 anos se interessou pela viola caipira, tendo, em 2005 vencido o primeiro festival promovido pela Rádio Bom Sucesso onde apresentou a música “Se um violeiro Toca” de Almir Sater.
Durante participação no 23º Festur, em Turmalina, cantando a música Cicatriz, ficou em 7º lugar. Em 2009 ficou entre os dez finalistas no 27º Festival na cidade de Grão Mogol, apresentando a Música “Canto do Passarinho”, de composição própria.
Em 17/06/2010 se apresentou no tradicional Jequitibar, na cidade de Belo Horizonte, no Projeto Quintas da Viola.
Atualmente adotou o nome artístico de Osmar Lins e faz apresentações com os músicos Didi Ferreira (percussão) e Marcos Soier (violão e segunda Voz). Já compôs cerca de 28 músicas, todas registradas.
 Recebeu prêmio pelo 3º lugar no 28º Festivale na cidade de Padre Paraíso, apresentando a música Bicho Voador, canção traz em sua letra relatos sobre o meio ambiente, sentimentos e viola. Foi, ainda, agraciado com troféu de melhor arranjo do festival.
Contato para shows: Cel. (33)9121-8347


CAMPANHA EM DEFESA DO RIO FANADO DIA 23/06, DURANTE A FESTA DO ROSÁRIO

Evento, realizado pela ARPA/MN, faz parte da programação da Festa do Rosário de Minas Novas


Durante os festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, deste ano, no dia da Buscada da Santa no Rio Fanado (23/06 – quinta feira), a ARPA/MN estará promovendo ato simbólico em defesa do Rio, e em atenção à Campanha da Fraternidade 2011 (Vida e Fraternidade no planeta), que consistirá em passeata com distribuição de camisas, mudas e material informativo, no intuito de sensibilizar a população sobre a necessidade de todos participarem do processo de proteção e de preservação do Rio Fanado. 
 
Serão distribuídos 100 kits alusivos ao evento. Então, você que se preocupa com a questão e queira participar do nosso manifesto já está convidado, devendo confirmar sua participação no e-mail da ARPA (arpamnovas@yahoo.com.br), para que possamos reservar seu kit. Os primeiros 100 apoiadores que forem incluídos na lista terão prioridade. 
Baixe o folheto da Arpa neste Link:  
Maiores detalhes com os membros da Diretoria da ARPA:
 
Daniel Sousa: (33) 91163088
Fernando Fernandes: (33) 91159158
Joseph Anthony: (33) 91150784
Magton Geraldo: (33) 91150374
Marcos José: (33) 91068206
Christian Alecrim: (33) 91057515

A ARPA (Associação de Recuperação e Proteção Ambiental de Minas Novas) é uma associação legalmente constituída, sem fins lucrativos, formada por cidadãos minasnovenses preocupados com a questão ambiental da nossa cidade e região, que tem como objetivos, dentre outros, planejar e realizar projetos de recuperação de áreas degradadas ou com risco eminente de degradação e conscientizar a população quanto à necessidade e importância da preservação do meio ambiente, através da educação ambiental.

Blogger Themes

2leep.com

 
Powered by Blogger