segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CHAPADA DO NORTE: DISTRITOS ENFRENTAM PROBLEMAS COM A FALTA DE ÁGUA

Os distritos de Chapada do Norte, durante o período chuvoso, vivem situação dramática com a falta de distribuição de água pela empresa COPANOR, subsidiária da COPASA. É que com as enchentes devido às fortes chuvas que caem na região a empresa não consegue levar até a população água potável. 

Rio Araçuaí em Santa Rita do Araçuaí - Onde funciona a
captação de água da COPANOR - Foto: Blog do Tim
Veja reclamação de uma moradora do distrito do Granjas do Norte:

"GRANJAS DO NORTE, DISTRITO DE CHAPADA DO NORTE ESTÁ HÁ VÁRIOS DIAS SEM ÁGUA. NOSSA SITUAÇÃO AQUI ESTÁ CRÍTICA. MERECEMOS ATENÇÃO E RESPEITO POR PARTE DO GOVERNANTE DESSE LUGAR TÃO ESQUECIDO PORQUE SOMOS GENTE E NÃO BICHOS. ATÉ ELES MERECEM ATENÇÃO E RESPEITO."



Acompanhe recente matéria veiculada no Blog do Tim, do Distrito de Santa Rita do Araçuaí


Não é por acaso que a COPANOR vem atingindo altos índices de insatisfação por parte da população do Município de Chapada do Norte. Desde a sua implantação, em substituição à COPASA que a estatal, que foi criada para resolver os problemas de saneamento básico dos pequenos municípios, vem acumulando uma série de fatores negativos que estão afundando a imagem da própria empresa.

Nos anos anteriores tivemos vários problemas, como a sequência de falta de água na Sede e nos distritos, principalmente em Boa Vista (São Sebastião da Boa Vista), as obras de infra-estruturas de saneamento, como abastecimento de água nas comunidades rurais e implantação dos sistemas de tratamento dos esgotos da sede e dos distritos.

E agora, para piorar a imagem da empresa, os distritos de Santa Rita (do Araçuaí), Cachoeira (do Norte) e Boa Vista estão sem água já ha cinco dias. O período chuvoso, ainda que no seu início, testou a fragilidade do sistema de captação de água no rio Araçuaí que abastece os três distritos.

Antes a COPASA mantinha a bomba de captação de água sobre uma balsa, que com a enchente do rio em 2009 acabou sendo levada pelas águas e outra não foi colocada em seu lugar, o que dificulta o trabalho dos funcionários da empresa.

Um outro problema é que anteriormente um barco de madeira ficava a disposição dos funcionários para terem acesso a balsa nos casos de enchentes e agora não tem mais.

A equipe técnica da empresa já foi contactada sobre o problema nos equipamentos, mas até o momento o problema não foi resolvido.

A população dos três distritos espera ansiosa pela resolução do problema.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    Ne comercinho ja tem mais de 90 dias q não esta caindo água...

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger