quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PEREIRA DA VIOLA ENCANTA COM O “CHORO” DA SUA VIOLA

No dia 16 de agosto de 1962, nasce em São Julião, pequena comunidade rural do Vale do Mucuri, norte de Minas Gerais, José Rodrigues Pereira, o Pereira da Viola. Décimo primeiro dos treze filhos de João Preto (João Rodrigues Pereira) e Mãe Augusta (Augusta dos Santos Pereira), Pereira era conhecido em sua família pelo apelido de Zezinho ou Zé Nosso, pois tinham muitos “Josés” na região.

Pereira é muito mais voltado para a tradição, com uma rica pesquisa da cultura da região do Vale do Jequitinhonha.

Em sua infância era um menino muito tímido e, segundo sua mãe, chorão. O ambiente em que cresceu era humilde, mas de grande riqueza cultural. “Depois do trabalho na roça, meu pai pegava a sanfoninha de bode, que é a sanfona de oito baixos, e começava a tocar, minha mãe a cantar e a gente a dançar”.

“Há quem diga que, atualmente, a canção chegou num limite. Até por isso, a música de viola, em todas as suas vertentes, é o que de mais novo vem sendo feito. Hoje a violeirada está tocando de tudo: clássico, erudito, popular brasileiro, chorinho, música indiana, flamenca…", observa José Rodrigues Pereira, o Pereira da Viola, 49 anos”. 


A forte tradição cultural da região do Vale do Mucuri, também foi determinante na formação de Pereira. Ainda criança, constantemente acordava ao som das folias que visitavam sua casa trazendo violas, sanfonas, tambores e muita cantoria.

Em 08 de maio de 2009, interpretando uma composição de autoria própria intitulada "Tá No Tombo", participa da gravação do CD "Violeiros do Brasil. 

Pereira da Viola tem seis discos no currículo, Terra boa (1993), Tawanará (1996), Viola cósmica(1998), Viola ética (2001), Akpalô (2007) e Pote — a melodia do chão (2010), parceria com Wilson Dias. "No meu trabalho, faço um diálogo com as culturas afro e indígena, então as músicas têm um ritmo acentuado. Mas também tenho outras influências, o que pode ser percebido, por exemplo, quando toco Bolero, de Ravel". 

Para acessar a biografia e discografia completa, Clique Aqui.
Para ver vídeos de Pereira da Viola, Clique Aqui.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger