sexta-feira, 18 de novembro de 2011

JOVENS DE ARAÇUAÍ CONECTADOS AO MUNDO E DE OLHO EM OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Mais de 350 jovens de Araçuaí e região estão agora habilitados a se conectar com o mundo pelas redes sociais. Eles participaram da capacitação TEIA - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo Aplicados -, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) que dissemina o conhecimento da web 2.0 entre jovens e adultos. O programa ensina a usar tecnologias e ferramentas gratuitas como Facebook, Twitter e Orkut não só para entretenimento, mas principalmente como uma vitrine pessoal e profissional.

Em 2011, mais de 1.000 jovens já foram capacitados e se transformaram em agentes, que oferecem suporte a projetos de inovação nas cadeias produtivas locais. As atividades, com duração de quatro horas, são conduzidas por um mutirão de agentes TEIA dos oito municípios que compreendem os Polos de Inovação da Sectes, localizados nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.

Um dos novos agentes TEIA, o estudante Álvaro Figueiró, ressaltou como o conhecimento das redes sociais impulsionou sua carreira profissional. “O curso aumentou o nosso conhecimento da web 2.0, especialmente o de pessoas mais carentes, que antes não tinham acesso às redes sociais. Os riscos do uso inadequado dessas redes, tema abordado pelo Enem deste ano, também foi bem frisado no curso. Hoje eu trabalho na Prefeitura, e além de atualizar o Facebook e o Twitter, presto assistência técnica e suporte a toda rede municipal, utilizando o que aprendi no Dia TEIA e em cursos extracurriculares”.
Na cerimônia de entrega dos certificados, realizada nessa quinta-feira (17), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, afirmou que os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e o Norte de Minas são regiões escolhidas pela Sectes para priorizar o adensamento de conhecimento, de modo a promover o desenvolvimento local.
“No futuro que já se apresentou a nós, ninguém vai se sentir cidadão e será vitorioso profissionalmente e pessoalmente, se não estiver conectado com o mundo. É isso o que fazemos com o TEIA, levamos oportunidades para quem precisa e para quem merece. Vamos ampliar o programa, oferecendo mais conhecimento e o aparato tecnológico para que o jovem não fique parado no tempo”, disse.
O Dia TEIA Araçuaí aconteceu no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Araçuaí -, no Telecentro e Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Araçuaí, no Sesi/Senai e na cooperativa Dedo de Gente: Arte, Cultura, Tecnologia e Inovação. Na próxima quarta-feira (24), o programa de capacitação chega ao município de Almenara e região. Até o fim do ano, também serão capacitados jovens e adultos de Januária e Janaúba. O evento já foi realizado nos municípios de Salinas, Teófilo Otoni, Pirapora e Diamantina.
Mais informações sobre a capacitação em Almenara pelo email: inovacaoalmenara@hotmail.com ou no perfil do Polo de Inovação: http://www.facebook.com/inovacaoalmenara

Fonte: Agência Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    isadora gomes cadeira silveira bonita 18anos parbens***

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger