quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Governo de Minas lança Núcleos de Interiorização da Cultura para descentralizar ações. Vale é contemplado

Núcleo do Vale do Jequitinhonha e Mucuri será inaugurado em Araçuaí, nos dias 4 e 5 de novembro de 2011.


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), lança até o mês de dezembro de 2011 mais quatro Núcleos de Interiorização nas cidades de Governador Valadares, Pouso Alegre, São João del-Rei e Uberlândia. A implantação desses núcleos faz parte da proposta de descentralização e regionalização das políticas culturais da SEC, que constituirão a representação física da secretaria no interior de Minas Gerais, uma estratégia inovadora de planejamento compartilhado, em um programa que possui metodologia sustentável, que irá atender aos municípios de forma articulada e sistêmica. 

As atividades previstas serão realizadas em diferentes etapas, tendo início pela criação do Fórum Cultural de Secretários e Gestores culturais para cada microrregião, juntamente com a escolha dos membros dos seus respectivos grupos gestores. Em seguida, será criado um plano de orientação para a seleção das prioridades e elaboração de um cronograma de trabalho. Todo o processo será acompanhado pela equipe da Superintendência de Interiorização da SEC que, ao final, apresentará uma análise de resultados aos municípios.


A criação e implantação desses núcleos em 2011 atende a meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Cultura de descentralizar e interiorizar a política cultural e visa também ampliar o atendimento da SEC nas macrorregiões onde estarão inseridos: Norte, Nordeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Sul, Central, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata.
Os núcleos serão responsáveis pelo mapeamento dos espaços culturais existentes nos municípios, manifestações culturais, calendário de eventos e artistas. Além disso, darão apoio técnico aos gestores da cultura, além de contribuir para a implementação da rede de serviços entre as localidades. Caberá aos núcleos, ainda, oferecer informações sobre os serviços do Sistema Estadual de Cultura, estimular parcerias, divulgar e apoiar as ações realizadas pela Secretaria e parceiros.
Descentralização e interlocução

Para a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a estrutura de planejamento compartilhado reforça o conceito de sociedade em rede, ampliando a capilaridade da SEC no atendimento e na disseminação da política cultural de Minas Gerais. “Cultura deve ser compreendida como instrumento de desenvolvimento, por meio de uma política cultural bem articulada, descentralizada e regionalizada. Daí a importância dos núcleos, que serão o braço da Secretaria no interior, para atender ao Sistema como um todo”, comenta a secretária.  “Esses núcleos vão possibilitar a descentralização da cultura e facilitar a interlocução dos municípios e sociedade civil com a Secretaria”, acrescenta Eliane Parreiras.
Encontro de Secretários e gestores culturais

Como programação do lançamento dos núcleos serão realizados Encontros de Secretários Municipais de Cultura e Gestores Culturais em cada região. O evento terá a finalidade de qualificar os gestores e entidades culturais públicas e privadas com informações sobre fomento, investimento cultural e relações com o mercado.
O encontro terá como objetivos: apresentar os serviços oferecidos pelo Sistema Estadual de Cultura, incentivar o intercâmbio cultural, ampliar a capilaridade no acesso às informações culturais e intensificar a rede de articuladores da cultura em Minas Gerais. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por e-mail (interiorizacao@cultura.mg.gov.br) ou telefone (31- 3915-2688).

Confira as datas de inauguração de cada Núcleo:

 Araçuaí (Vale do Jequitinhonha e Mucuri)
Dias 4 e 5 de novembro de 2011
Local: Ginásio Poliesportivo Municipal
Endereço: Avenida Girassol. 321- bairro Fátima
 São João del-Rei (Região Central e Noroeste de Minas)
Dias 9 e 10 de novembro
Local: Teatro Municipal de São João Del Rei
Endereço: Avenida Hermílio Alves, 170 - Centro
 Pouso Alegre (Sul de Minas e Centro-Oeste)
Dias 25 e 26 de novembro
*Local a ser definido
 Governador Valadares (Região do Vale do Rio Doce e Zona da Mata)
Dias 2 e 3 de dezembro
*Local a ser definido
 Uberlândia (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba)
Dias 9 e 10 de dezembro
*Local a ser definido

Texto: Agência Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger