sábado, 12 de novembro de 2011

CARTA ABERTA DE ANULO DA UFVJM SOBRE A MUDANÇA DE NOME

UFVJM, UFD, UFJK, UFGR? Sobre a troca de nome... Por Arthur Rocha Gomes - Estudante de Farmácia UFVJM Coletivo Roda Viva

Fico me perguntando quais são os argumentos, propostas e/ou vantagens das correntes que estão sendo criadas nesse site de redes sociais em torno da mudança de nome da nossa Universidade. Sei que muitos não tem conhecimento do que vou falar aqui, e não tenho nada pessoalmente contra os “lideres” dessa “campanha”, apenas quero mostrar os pormenores desse plebiscito que estar por vir.


Espero sinceramente que esses argumentos não sejam os que eu ouvi passando por esses corredores do Campus II: “ah, sempre achei esse nome UFVJM meio estranho, UFD é mais bonito, mais apresentável”... Seria cômico se não fosse trágico...

Talvez o claro interesse político que gira em torno dessa simples troca de nome poderia já significar para muitos um motivo óbvio para votar contra essa mudança. Para quem não sabe, ao mudar o nome da Universidade, é ABERTA uma nova Universidade, de forma que os cargos anteriormente ocupados por pessoas aqui dentro só ficariam em um papel na história, podendo assim existir uma nova reeleição em alguns setores (Na UFVJM alguns cargos seguem o mesmo sistema de eleição para presidente, podendo haver somente uma reeleição de um determinado candidato, ou seja, no máximo 8 anos no poder). Fica aí a dica clara para os bons entendedores sobre a proposta da troca do nome...

Mas, pela pouca experiência que tenho com política estudantil universitária, sei que muitos não irão se importar com esse motivo, simplesmente o acharão “sujo”, mas continuarão achando “UFD” ou “UFGR” ou “UFalgumacoisa” mais “bonito” que UFVJM...Soma-se ainda o pensamento totalmente individualista com que somos obrigados a conviver de alguns estudantes, lamentável, porém “nu e cru”.

Pois bem, para esses que não estão nem aí ou nem leram o que eu disse, saltaram metade do texto e já estão entediados, vai aí mais algumas dicas:

- Perda da identidade: Após 6 anos como UFVJM começamos a conquistar um espaço, pequeno espaço, no cenário nacional. Vide reportagem feita em uma revista de amplo acesso nacional (e que foi publicada por muita gente nesse mesmo site) em que nossa UFVJM aparecia entre as 10 mais bem colocadas dentre as  universidades “pequenas” do país. Para quem tem dimensão de quantos centros de ensino superior foram criados recentemente em todo Brasil, sabe a importância desse “título”. Agora o que fazemos? Trocamos de nome, perdemos nossa identidade, e tudo que conquistamos até agora é jogado por água a baixo, pois é instituída uma nova universidade e todo peso que a sigla UFVJM havia conquistado de nada valerá mais. Teremos que recomeçar do zero (mais uma vez...).

- Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Sinceramente, acho que todo estudante ao ingressar em uma instituição federal deveria saber ao menos boa parte de sua história e tudo o que ela representa, e não apenas se preocupar com o “status” do curso que faz ou que a própria instituição lhe proporciona. A UFVJM foi criada para os Vales. Feita para ajudar a combater a pobreza e o desequilíbrio social que são tidos como gigantescos em uns dos vales mais pobres do país. O combate seria acometido com todo o investimento que a universidade traria e os projetos sociais promovidos pela “massa pensante” que viria a estudar aqui. Acho hipocrisia demais sermos criados em função de uma coisa e por um claro e simples gosto pessoal jogar tudo ao vento.

Imagino também que todos devem ter conhecimento que não apenas ela foi criada PARA os vales, mas também pelos VALES. Quantos filhos dessa terra já passaram e ainda passam por aqui e que construíram o que somos hoje? Não acham isso importante? Então somem a isso os investimentos do governo federal que vieram pelo único motivo de sermos o “vale da pobreza”...

Agora cuspimos no prato que há muito já comemos, sem nem pensar no que estamos fazendo...

Na boa? Sou Diamantinense e Filho do Vale, e não estampo isso no peito apenas na hora de dizer que tenho o melhor Carnaval do planeta, ou que moro na cidade onde nasceu JK, ou ainda pra falar que me pinto de azul para descer a rua da glória e curtir uma das melhores festas universitárias do país... Estampo no peito agora que tenho uma tristeza maior do planeta e que me pinto das cores da vergonha com tamanha injustiça que iremos fazer com essa terra que me acolheu e me ensinou o sentido de tantas coisas...

Pra finalizar e não com intuito de polemizar ainda mais (mas já polemizando) gostaria sinceramente que todos que leram pelo menos parte desse post que entrassem no link a seguir e lessem parte da letra da música, pra ver que não sou só eu que penso assim:

http://letras.terra.com.br/rubinho-do-vale/1671186/

Fiz vestibular para entrar na UFVJM, e pretendo formar na UFVJM! E não em outra Universidade.

“Vale que vale cantar
Vale que vale viver
Vale do Jequitinhonha
Vale eu amo você...”
Mark Gladston (Verono)

Comentário do autor do Blog do Jequi:


Quem dera se todos tivessem a visão e a capacidade de raciocínio do Arthur sobre a mudança desnecessária de nome da nossa Universidade.

Durante esse processo (plebiscito) já ouvi inúmeras ofensas de pessoas a favor da mudança de nome da UFVJM. A que mais me indignou foi de alguns alunos da UFVJM (se é que pode se chamar de aluno) que disseram (PASMEM!!!) que não queriam ter o nome da UFVJM no diploma devido ao fato desta região (Vale do Jequitinhonha) remeter a ideia de um lugar pobre, com pessoas que tem “doença de chagas” e que empresa alguma queria ter um profissional oriundo desse “lugar”.

Ora, o ideal da criação da UFVJM foi o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri justamente por ser um lugar pobre mesmo, que necessitava de desenvolvimento, alem de tudo, educacional.

Se vocês lutam pela mudança de nome partindo desse principio, faça-me o favor: mude de Universidade. O Vale não precisa de pessoas como vocês.


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    A mudança de nome da instituição está ligada a um processo de reestruturação visando o aumento da oferta de cursos nos campis já existentes e na correção de alguns problemas administrativos nao previstos na época da criação da UFVJM pela entao reitora Profa. Mirelle.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger