segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Garimpeiro do Vale do Jequitinhonha inspira ensaio assinado por antropólogo e filosofa


Sertanejo, filho de negro cativo, garimpeiro. Aprendeu o dote de preto velho e nunca saiu do local onde nasceu. Viveu numa escassez total, mesmo assim tinha ricos ensinamentos para quem o procurasse. E era feliz. A história desse homem do Vale do Jequitinhonha inspirou o livro “João Braço – fotos e escritos sobre um homem chamado João”, de Carlos Rodrigues Brandão e Elaine de Lemos Elias.
Ele, antropólogo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), conheceu, ouviu, observou, gravou e registrou cada detalhe da vida do sertanejo. E então, propôs uma reflexão sobre o destino.
Ela, piracicabana, bacharel em letras, filósofa e psicanalista se encantou pelas coloridas imagens feitas por Brandão e se encarregou da missão de escolher aquelas que melhor representassem a realidade de João Braço, transformá-las em preto e branco e contextualizar a história.
“Gosto de brincar com as palavras. Então, em vez de fazer legendas para as fotos, usei a própria linguagem do João e criei pequenos textos para compor o ensaio”, conta Elaine.
As reflexões que motivaram a produção do livro, a sabedoria de João Braço, as descobertas sobre o local e as semelhanças com outras histórias podem ser conferidas no quadro Entrevista da Semana, com Elaine de Lemos Elias.
“Na realidade, eu espero que a própria fotografia e a poesia digam muito mais do que a gente escreveu”, comenta.
Veja a reportagem completa, inclusive com vídeos, Clicando Aqui

Por Suzana Amyuni - EPTV.com

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger