quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CAPELINHA-MG: SEBRAE PROMOVE CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES DE CAFÉ

Produtores de café do norte de Minas Gerais serão capacitados para o gerenciamento da empresa rural, Comércio Justo e aplicação de defensivos entre outros assuntos. Estes temas serão tratados no II Seminário do Café, promovido pelo Sebrae em Minas Gerais, no dia 26 de outubro.

Durante o evento, os produtores conhecerão a experiência do Educampo Café na região de Capelinha em MG. O Educampo é desenvolvido pelo Sebrae, que coordena o projeto e capacita os consultores que atuam juntos às propriedades rurais. O programa é executado em conjunto com um parceiro local que desenvolve as atividades de campo.

A região de Capelinha agrupa 22 municípios com área produtiva de 28 mil hectares. Em 2010, os produtores de Capelinha colheram 560 mil sacas de café, o que corresponde a cerca de 8% do café produzido em Minas Gerais. De acordo com o analista do Sebrae em Minas Gerais, Marcos Teixeira, “a instituição trabalha para organizar a propriedade rural, diminuir custos de produção, aumentar a produtividade da lavoura e da mão-de-obra”, afirma Teixeira.

O evento ainda terá na programação os resultados da certificação da União de Pequenos Produtores de Cafés Especiais da comunidade dos Martins, em Varginha, Minas Gerais. O Comércio Justo é um selo de desenvolvimento sustentável para comunidades e grupos de produtores atendidos pelo Sebrae. O programa estabelece o contato direto entre o produtor e o comprador. Essa relação tira o agricultor da dependência de intermediários e das instabilidades do mercado.

Fonte: SEBRAE MG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger