sexta-feira, 9 de setembro de 2011

>> SENAR/MG: Produtores e trabalhadores recebem capacitação em vários cursos na região


Realizar a inseminação artificial nas vacas leiteiras com utilização de técnicas adequadas. Este é o objetivo do curso de especialização em Bovinocultura de Leite, que acontece na cidade de Jequitinhonha. Dez pessoas vão aprender mais sobre as vantagens da inseminação, o aparelho genital da fêmea; os cuidados no manejo e como escolher o botijão; as características ideais do inseminador; como realizar a higiene do animal, das instalações e do material utilizado, entre outras coisas.

O evento é promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jequitinhonha, em parceria com o SENAR MINAS, e está sendo ministrado pelo instrutor Hélio Costa Oliveira.

Outros três cursos de aperfeiçoamento acontecem em três cidades do Vale do Jequitinhonha. As cidades de Padre Carvalho e Coronel Murta recebem o curso de Saúde Reprodutiva. Na primeira, o evento é uma promoção do Clube do Galope de Turmalina e será ministrado pela instrutora Soraya Cordeiro Rocha. Em Coronel Murta o curso é promovido pela Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária (Aprisco) e está sendo ministrado pela instrutora Danila Rodrigues Silva.

Já em Minas Novas haverá curso de Artesanato em Argila e Congêneres. O evento, promovido também pelo Clube do Galope de Turmalina será ministrado por Cláudia Lúcia Maciel da Silveira.

Sessenta trabalhadores e trabalhadoras rurais serão capacitados em outras cinco cidades do Vale. Berilo e Minas Novas recebem o curso de Trabalhador na Produção de Derivados do Leite. Em Berilo, o evento ministrado Cristiano Freire é uma promoção da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Independentes da cidade. Em Minas Novas o curso é promovido pelo Clube do Galope de Turmalina e ministrado Marcos Aurélio Freire.

Os Sindicatos dos Produtores Rurais da cidade de Capelinha e Jacinto promovem dois cursos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Olericultura Básica, respectivamente. José Pereira Barroso ministra o curso de Capelinha, enquanto Luiz Carlos Almeida ministra o curso que será realizado em Santo Antônio do Jacinto.

Por fim, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo de Minas promove na cidade o curso de Trabalhador no Cultivo de Fruteiras Perenes (Citrus). O evento vai ser ministrado por Anderson Pinto Botelho.

Por Diego de Souza, de Araçuaí, via SENAR MINAS

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger