terça-feira, 13 de setembro de 2011

SEMINÁRIO DISCUTE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO JEQUITINHONHA

A Comissão de Legislação Participativa promove hoje o 2º Seminário sobre Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – O Nordeste de Minas para o Brasil.

O evento foi sugerido pelos deputados Leonardo Monteiro (PT-MG), Ademir Camilo (PDT-MG) e Fábio Ramalho (PV-MG). Os parlamentares querem ouvir representantes do governo e da sociedade civil para elaborar uma agenda de desenvolvimento regional de caráter sustentável e com inclusão social.

“Trata-se de uma das regiões mais carentes do Brasil, com o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] mais baixo do nosso estado”, diz Leonardo Monteiro.

Programação

O seminário será realizado a partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara. O primeiro debate vai tratar de Infraestrutura Logística, Energética, Social e Urbana.

Entre os convidados para falar sobre o tema estão o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (Amaje), Gelte Antônio Costa; o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Ameje), Aécio Silva Jardim; o presidente da Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha (Ambaj), Euder Mendes; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Mucuri (Amuc), Henrique Luiz da Mota; e o presidente da União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha (Umvale), Roberto Botelho.

Também participarão representantes do Ministério dos Transportes e do Ministério da Integração Nacional.

Políticas de desenvolvimento

O segundo debate do seminário, previsto para as 14 horas, vai tratar de Desenvolvimento Industrial, Comercial, Turístico e Social.

Entre os convidados para discutir o assunto estão representantes de ministérios, da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Cultura e educação

O terceiro debate, às 16h30, vai tratar de cultura e educação. Entre os convidados estão a presidente da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, Ângela Freire; o presidente do Instituto Vale Mais, Gonzaga Medeiros; o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FVJM), Pedro Ângelo; o reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Paulo Cesar Pinheiro de Azevedo; e um representante do Ministério da Educação.

Fonte: Câmara dos Deputados, com dica de Fernando Oliveira, de Diamantina

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger