quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DIAMANTINA: FESTIVAL DE HISTÓRIA DE 07 A 12 DE OUTUBRO


O fHist foi concebido de forma a propiciar a manifestação, em diversos palcos e cenários, da diversidade da produção editorial e artística com foco nos temas da História. Ambientado na bem preservada paisagem histórica e cultural da cidade de Diamantina, o festival se desenvolverá em auditórios, salas de aula, praças, ruas e becos do centro do velho do Arraial do Tijuco, no período de 07 a 12 de outubro de 2011.



Para tanto, a edição 2011 do fHist oferecerá aos seus convidados e participantes uma programação envolvente e criativa:

Tenda de historiadores e jornalistas – Espaço principal do fHist, localizado na Praça Doutor Prado, antiga Praça da Cavalhada Velha do Arraial do Tijuco, a tenda, com capacidade para 500 participantes, irá abrigar as conferências e mesas principais de debates durante todo o festival.

Cinema no teatro – Em sessões no auditório do Teatro Santa Izabel, antiga Cadeia Velha, recém-reformado pelo IPHAN, os participantes poderão assistir a filmes sobre temas históricos, especialmente selecionados pela organização do fHist, e conversar com diretores e atores convidados.

Proseando no mercado – No Mercado Velho, antigo pouso dos tropeiros, hoje espaço cultural, os autores convidados do fHist poderão falar ao público sobre os seus livros e debater com a platéia.

Livraria da História – Em espaço especialmente reservado no velho mercado, o público terá às mãos os mais recentes lançamentos de livros de História.

Oficinas de História – Antecedendo o festival, uma intensa programação de oficinas e residências criativas, voltadas para os professores e a juventude de Diamantina, colocará os temas históricos e a educação patrimonial na ordem do dia.

Oficininha de Histórias – Na praça do mercado, a manhã do dia das crianças, 12 de outubro, será dedicado a atividades lúdicas e históricas para a meninada.

Histórias cruzadas

Em múltiplas manifestações artísticas, as bandas de música, grupos musicais e folclóricos e as escolas, museus, bibliotecas, livrarias, restaurantes e bares oferecerão durante todo o evento uma programação cultural excepcional, focada em temas históricos. Entre estas manifestações, destacam-se:

Vesperata – Na famosa Rua da Quitanda, os músicos das bandas nas sacadas centenárias, regidos pelo maestro no centro da rua, darão boas-vindas aos participantes e convidados, abrindo a programação cultural do fHist no dia oito de outubro.

Música no mercado – Durante todo o festival, um palco na Praça Barão de Guaicuí, antiga Praça da Cavalhada Nova do mercado, receberá músicos especialmente convidados pelo fHist.

Concertos – Palco das tradições musicais barrocas, as igrejas do centro histórico abrirão suas portas para concertos sinfônicos durante o festival.

Performances de época – Durante os cinco dias do festival, os bares e restaurantes do centro histórico oferecerão aos visitantes atrações especiais, acompanhadas de pratos da saborosa culinária regional.

Trilha histórica e cultural – Cortejo e passeata pelas ruas e becos do centro histórico da cidade, acompanhando bandas e grupos musicais e folclóricos no encerramento festivo do fHist.

Maiores Informações: http://www.festivaldehistoria.com.br/

Por Bernardo Vieira - Blog do Jequi, com dica do amigo Valmir Neto

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger