domingo, 11 de setembro de 2011

ESTRADA REAL: REALIZADA REUNIÃO COM AS CIDADES ASPIRANTES AO CIRCUITO

REPRESENTANTES DAS CIDADES QUE PLEITEIAM INGRESSAREM NO CIRCUITO ESTRADA REAL, FAZEM REUNIÃO EM TURMALINA MG.

No dia 02 de Setembro, representantes de várias cidades da região, estiveram reunidos na cidade de Turmalina, Vale do Jequitinhonha, para traçarem o rumo do ingresso no CIRCUITO ESTRADA REAL.

Os representantes das cidades de, Angelândia, Grão Mogol, Botumirim, Berilo, Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Itacambira e Senador Modestino,
reuniram-se com os representantes da Empresa Plantuc (Projetos Turísticos e Socioambientais) com sede em BH, sob a direção do senhor Mateus Frechiani Romanha, Coordenador de Projetos, que deverá acompanhar, coordenador e montar todos os projetos de ingresso das cidades na ESTRADA REAL.

Foi bastante proveitosa a reunião, pois todos tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre o ingresso das cidades na Estrada Real, e também sobre a documentação necessária para o ingresso.

Na primeira reunião realizada também na cidade de Turmalina, a cidade de Angelândia não tinha sido convidada, e os representantes da mesma fizeram a reivindicação para que Angelândia fosse incluída entre as cidades que fariam parte da Estrada Real, pois segundo argumento da cidade, o município tem uma ligação muito antiga com o ciclo do ouro, pois nos séculos dezessete e dezoito, foi instalado em Alto dos Bois, um Destacamento com cerca de trinta Policiais, para dar proteção aos transportadores de ouro e pedras preciosas, aos viajantes garimpeiros e Fazendeiros Portugueses que viviam, transitavam e exploravam a região e principalmente, dar cobertura aos encarregados da Colônia de receber o ouro dos mineradores que exploravam as minas do então “Arraial do São Pedro do Fanado” atual cidade de Minas Novas, bem como proteger á todos dos Índios que habitavam a região e saqueavam as Fazendas, inclusive os Botocudos que eram tidos como canibais.

Angelândia apesar de ser uma das cidades mais novas, em termos de emancipação político Administrativa, foi a única das cidades presentes, que apresentou toda a documentação necessária para o ingresso na ESTRADA REAL, antes da emancipação, Alto dos Bois, bem como o Distrito de Vila dos Anjos, hoje a cidade de Angelândia, pertencia ao município de Capelinha.

Ficou combinado uma nova reunião com todas as cidades, para acerto de novos detalhes, inclusive convidar a cidade de Itamarandiba, que está localizada no meio do trecho para a entrada para demais cidades, inclusive Capelinha e Angelândia, que realmente são cidades que fazem parte da historia do ciclo do ouro e historia de Minas Gerais e do Brasil.


Fonte: Dêga Fernandes  - Blog http://degaangelandia.blogspot.com, via Portal Aranãs

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger