sábado, 17 de setembro de 2011

Conferência debate qualificação profissional e emprego decente no Norte de Minas

Montes Claros recebeu na manhã desta sexta-feira, 16/09, a I Conferência de Trabalho e Emprego Decente. O município representou o Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e Mucuri no debate das condições dos trabalhadores e garantia de seus direitos. O evento foi realizado no auditório Aécio Cunha, da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta.



A discussão se deu em quatro eixos: Princípios e direitos, destacando a igualdade de oportunidades, a exemplo do trabalho do negro e da mulher, Proteção social, vislumbrando problemas como o trabalho infantil, Trabalho e emprego, promovendo a qualificação profissional, e Fortalecimento da participação de atores tripartites e do diálogo social, sobre a atuação efetiva da população nas decisões sobre a legislação trabalhista.

- A conferência conta com a participação dos trabalhadores, através das centrais sindicais, dos empregadores e de representantes do governo - acrescenta o secretário.

Antes de Montes Claros, a Conferência de Trabalho e Emprego Decente passou por Araxá (Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste), Varginha (Sul) e Governador Valadares (Zona da Mata e Leste). No dia 30 de setembro, será a vez de Belo Horizonte representar as regiões metropolitana e Centro Oeste. De cada encontro, são escolhidos 60 delegados para a Conferência Estadual a ser realizada em outubro, e desta outros 60 para a Conferência Nacional, em Brasília, no ano que vem.

- Todos os estados brasileiros estão fazendo uma só conferência anual e nós estamos fazendo cinco devido à diversidade que nós temos entre as regiões. O que acontece aqui não é o que acontece no Sul de Minas, por exemplo. Existem problemas locais que vamos levar para a conferência estadual e identificar soluções específicas - conta Pimenta. A iniciativa é da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Fonte: O Norte.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger