sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Microrregião de Almenara participa de oficina sobre tabagismo

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no dia 3 de agosto, no auditório da faculdade Alfa/Unipac de Almenara, uma oficina que visa implantar as ações de tabagismo / projeto Travessia. O objetivo é capacitar as Estratégias Saúde da Família (ESF) dos 16 municípios da microrregião de Almenara para abordagem e tratamento ao fumante.

Allan Campos / GRS – Pedra Azul


O evento, que teve como público alvo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e farmacêuticos, contou com a participação do enfermeiro do Hospital Deraldo Guimarães, de Almenara, Agnaldo Gomes que apresentou as bases para abordagem aos fumantes, enquanto o médico Paulo Bigatello, mostrou como os profissionais devem fazer a abordagem inicial ao paciente.

A coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da GRS Pedra Azul, Kátia Figueiredo, destacou que a melhor maneira de evitar que uma pessoa adquira a doença é através de ações educativas. “A GRS tem tido um papel fundamental na realização de eventos de promoção em saúde, porque sabemos que se conseguirmos sensibilizar a população iremos ter uma redução dos casos de morte em razão do cigarro. E para conseguirmos atingir o nosso objetivo, estamos propondo aos nossos municípios realizar uma ampla ação de mobilização no dia 29 de agosto, que é o Dia Nacional de Combate ao Fumo”, disse.

Também participaram da oficina a referência técnica do NAS, Clausi Oliveira, e o farmacêutico do Núcleo de Assistência Farmacêutica da GRS Pedra Azul, Marcelo Xavier, que explicou como é feita a dispensação do medicamento para tratamento ao fumante.

Profissionais capacitados

No mês de fevereiro deste ano a GRS Pedra Azul promoveu uma capacitação sobre tabagismo direcionada a médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos para que fossem feitos o diagnóstico e o tratamento dos pacientes/fumantes dos municípios de Águas Vermelhas, Almenara, Itaobim, Itinga, Jacinto, Joaíma, Monte Formoso, Palmópolis, Pedra Azul e Pontos dos Volantes.

O evento havia abordado o apoio medicamentoso na abordagem ao fumante, a toxicologia, os fluxos de informação e instrumentos de avaliação e a abordagem cognitivo-comportamental do paciente.O diretor da GRS Pedra Azul, Gregory Fortunato, ressaltou que essas oficinas são importantes para que os profissionais estejam preparados para entender os problemas dos pacientes e possam ajudá-los.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. 


Autor: Allan Campos / GRS - Pedra Azul

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Unknown disse...

    sou um legitimo almenarense, fui batizado catedral de joao batista pelo monsenhor antonio soares, tendo como madrinha corina ferraz,os almenarenses antigos com certeza deve conhece-la deveria ter mais de 100 afilhados,era dona do antigo hotel imperial.inclusive avo da atual prefeita da cidade,estudei no afonso celso no tempo de dona rosalia cunha peixoto,nunca esquicir deste lugar maravilhoso.esto povo e unico tanto na sabedoria quanto na simplicidade.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger