sábado, 20 de agosto de 2011

Estudantes da UFVJM repudiam campi em Janaúba e Unaí

Movimento estudantil defende campus em cidades do Vale 


Nota de Repúdio Prezadas/os conselheiras e conselheiros do CONSU e COSEPE da UFVJM

Nós, estudantes organizados da UFVJM, expressamos por meio dessa nossa indignação frente a proposta verticalizada de expansão dos campi da UFVJM para as regiões noroeste (Unaí) e norte de Minas (Janaúba). 


Acreditamos que justamente pela ausência da sociedade civil dos Vales no debate, a proposta não contempla as reais demandas das populações e organizações sociais que historicamente lutaram pela implantação desta Universidade e pelas possibilidades a ela associadas. 

Desde a implantação do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades – REUNI temos pautado a necessidade da construção de uma Universidade de fato includente e referenciadas nas particularidades sociopolíticas, culturais e ecológicas da região.
 
Acreditamos que a iniciativa em curso contrapõe o compromisso assumido pela Universidade e pelo Governo Federal no que tange às iniciativas de desenvolvimento regional. Conforme descrito em nosso estatuto: “A UFVJM caracteriza-se como uma universidade multicmpi, com ênfase de atuação nos Vale do Jequitinhonha e Mucuri” ( Art. 1. parágraafo único, artigo da UFVJM). 

Apoiamos a democratização do ensino público e de qualidade. Entendemos, no entanto, que o papel da Universidade no atual momento é a expansão para outros municípios dos Vales, e que qualquer diálogo com o Ministério da Educação deve ser orientado neste sentido. Por tudo isso, rejeitamos veementemente esta expansão desordenada e propomos a abertura de debates/ações que viabilizam a criação de campi nos Vales e envolvimento da UFVJM com a região e seus povos. 

Por uma Universidade verdadeiramente dos Vales! Assinam: Grupo Aranã de Agroecologia
Coletivos Estudantes em Movimento/UFVJM
Coletivo Agentes do Vale
Coletivo Retalhos de Fulo
Centro Acadêmico de Agronomia/UFVJM
Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB
Diretório Central dos Estudantes “Gestão Roda Viva”

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Gustavo Souza disse...

    É válida a reivindicação. No entanto, deve-se ponderar uma visão mais abrangente das realidades da educação superior no país. sugiro um engajamento maios em sugerir e propor soluções desse tipo. Talvez Unaí e Janaúba não recebessem campi de universidades públicas em no mínimo 10 anos a frente. É uma oportunidade. É válido o ativismo. Mas minha sugestão é que ele seja consciente e mais panorâmico. Preocupem-se com a educação como um todo, não exclusiva do Vale. Obrigado.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger