quarta-feira, 20 de julho de 2011

MINAS NOVAS: MINISTÉRIO PÚBLICO ITINERANTE ENCERRA ATIVIDADES

MP Itinerante em Minas Novas
Entre os dias 29 de março e 08 de julho, o Projeto Ministério Público Itinerante visitou 43 cidades dos vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri e das regiões Norte, Noroeste e Central de Minas Gerais. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais e por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição além de divulgar o Ministério Público, suas funções e formas de acesso, promover a aproximação de promotores de justiça e cidadãos


Segundo procurador e ouvidor do Ministério Público de Minas Gerais, Mauro Flávio Brandão, o projeto leva o promotor de justiça para junto do cidadão.

 - O Ministério Público Itinerante surgiu da observação da carência de promotores e da carência institucional, junto à população. A sensação, após finalizar as atividades do primeiro semestres de 2011 é de dever cumprido - comentou o idealizador do projeto. No segundo semestre o projeto retoma suas atividades no dia 09 de agosto na cidade pela cidade de Guaxupé. 


- Esta iniciativa é importante porque leva à população informações sobre seus direitos e sobre a forma de exercê-los, permitindo que o Ministério Público esteja junto do cidadão, presente nas comunidades colhendo demandas, mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos -disse Alceu José Torres Marques, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.


O PROJETO

Lançado em 2010, o Ministério Público Itinerante percorre o Estado para divulgar a instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover uma aproximação com os cidadãos. Em cada cidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes é montada em locais públicos, como parques e praças. A população pode assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público. Também são distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo Órgão.

Em 2010, a caravana do Ministério Público Itinerante visitou 36 cidades de todas as regiões de Minas Gerais, percorrendo cerca de 7 mil quilômetros. Em sua primeira edição, o projeto atingiu aproximadamente 47 mil cidadãos, entre estudantes que assistiram às palestras e pessoas que receberam atendimento da Ouvidoria do Ministério Público, do Procon Estadual, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde (CAO Saúde) e de integrantes do Ministério Público dos locais ou de Belo Horizonte.

Texto: O Norte de Minas
Fotos: Bernardo Vieira - Blog do Jequi

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger