sexta-feira, 8 de julho de 2011

AZEITE PRODUZIDO PELA EPAMIG DE LEME DO PRADO SERÁ ATRAÇÃO DE FESTIVAL NO SUL DE MINAS

Com o objetivo de avaliar a adaptabilidade da oliveira em diferentes condições climáticas, a Epamig desenvolve a cultura em caráter experimental em Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha, e em Araxá, no Alto Paranaíba. Além disso, conta com o maior banco germoplasma do País, na Fazenda Experimental de Maria da Fé, e desenvolve projetos que visam à qualidade do produto do plantio ao consumo final, como o sequenciamento genético, que monitora a produção desde a escolha da cultivar até a comercialização do fruto, e estudos sobre os benefícios do consumo do azeite para a saúde.
 
As pesquisas da Epamig em olivicultura começaram há mais de 30 anos, com a escolha de cultivares que se adequassem às características de clima e solo da região da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o município de Maria da Fé. A primeira extração de azeite, em caráter experimental, foi realizada no ano de 2008. Em 2009, o Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite adquiriu um extrator de azeite, vindo da Itália, e passou a processar o óleo em parceira com a Associação de Olivicultores da região.

O Festival de Inverno de Maria da Fé acontece nos dois próximos finais de semana (7 a 10 e 14 a 17). A programação inclui shows, gastronomia e exposições de arte e artesanato e pode ser conferida no site www.mariadafe.mg.gov.br.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger