sexta-feira, 22 de julho de 2011

20º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES ORGANIZADAS DO VALE DO JEQUITINHONHA (AMOVAJE)

No dia 29 de maio aconteceu o 20º encontro da Associação das Mulheres Organizadas do Vale do Jequitinhonha (AMOVAJE), na cidade de Itinga- MG. O encontro foi apoiado pela Pastoral dos Migrantes, Diocese de Araçuaí-MG e Comissão Pastoral da Terra. Contou com a participação de mais de 200 pessoas entre mulheres, crianças, adolescentes e homens, representantes dos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Novo Cruzeiro, Itaobim, Padre Paraíso e Itinga.   Gênero, produção e violência contra a mulher foram os temas das oficinas.

A oficina de produção foi assessorada por Luziete da CPT (Comissão Pastoral da Terra) onde ela apresentou o programa nacional de alimentação escolar (PNAE), que garante, por meio de transferência de recursos financeiros, a alimentação de todos os alunos de toda a educação básica. A oficina foi bastante participativa possibilitando a todos tirarem suas dúvidas a respeito do programa. Ainda nessa oficina, falou-se sobre o uso de sementes crioulas e da sua importância na manutenção da biodiversidade.
A segunda oficina foi dedicada aos temas gênero e patriarcado, gênero e políticas públicas, gênero e migração... assessorada por Carlinhos e Iaurea, que levaram reflexões sobre o papel social das mulheres quanto as questões de gênero e suas desigualdades. Criou-se varias oportunidades para os participantes se opinarem sobre os temas.
A terceira oficina assessorada por Solange, levantou a polemica sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres. A violência que ocorre nas ruas, em casa e nas escolas, no campo, na migração.
Posterior às oficinas foi servido o almoço comunitário. No final da tarde os grupos de cada município fez sua apresentação cultural com muita alegria e festa abrindo espaços para que todos pudessem se expressar. Nas apresentações trouxeram o batuque, a importância da água, o papel da AMOVAJE e as questões indígenas.

Fonte: Diocese de Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger